;

Especiais

Foco e Fé| O que a Bíblia diz sobre acender vela?

A Bíblia não ordena nem proíbe acender vela, exceto por idolatria ou feitiçaria, quando é pecado. Vela não tem nenhum poder especial. Usar vela para iluminação ou decoração não é pecado.
Na Bíblia, alguns conceitos são ilustrados com velas ou fogo. No Antigo Testamento, havia velas e candeias acesas diante de Deus no tabernáculo e, mais tarde, no templo (Levítico 24:3-4). A luz representava a forma como Deus ilumina a vida, revela as coisas escondidas e conhece as intenções do coração. O poder não estava nas velas; está em Deus.
Quando Jesus veio, ele declarou que ele é a luz do mundo. Todos os símbolos do Antigo Testamento apontavam para Jesus. Agora tinha chegado a verdadeira luz (João 1:3-5). Os símbolos, como as velas, já não são necessários.

Acender vela e oração

A prática de acender vela para orar não está na Bíblia. Os primeiros discípulos não acendiam velas com esse propósito. Velas eram usadas apenas para iluminação, porque não havia luz elétrica. Não eram usadas para ajudar na oração.
Acender vela não dá poder nenhum à oração. Uma oração com vela acesa é igual a uma oração sem vela para Deus. Ele não se agrada com vela, mas sim com um coração contrito e humilde. Não precisamos fazer sacrifícios, comprando velas para ganhar o favor de Deus (Salmos 51:16-17).
Em alguns casos, a vela pode ajudar a lembrar que Jesus é nossa luz e que ele deve ser o centro de nossas vidas, ou que nós fomos chamados para sermos luz para o mundo. Mas esse símbolo não é necessário nem exigido na Bíblia.

Acender vela para santos ou pelos mortos

Os mortos não precisam de vela. Eles estão mortos, seu destino já está selado e não há nada que nós vivos podemos fazer para mudar sua situação. Os mortos também não podem se comunicar conosco nem nos ajudar, e uma vela não vai mudar isso. Acender vela pelos mortos não é bíblico.
Os santos também não podem nos ajudar. E, mesmo se pudessem, suas orações não poderiam ser compradas com velas. Temos apenas um intercessor junto de Deus e não precisamos de mais nenhum – Jesus (1 Timóteo 2:5). Podemos fazer nossos pedidos diretamente a Jesus, sem intermediários, como santos ou velas.
Jesus nos ama e já está dando atenção a cada um de nós (Mateus 10:30); não precisamos fazer muita coisa para conseguir Sua atenção e Seu favor! Acender vela para pedir a ajuda dos santos ou dos mortos é falta de fé em Deus e Seu amor por nós. Em muitos casos, acender vela até se torna idolatria, porque o santo (ou até a vela) recebe a glória que só Deus merece.
Acender vela como decoração
O ato de acender uma vela em si não é pecaminoso. Não existe nada de errado em gostar do cheiro ou da luz de uma vela. O crente tem liberdade para acender vela se quiser (Romanos 14:22).
O mais importante é o coração. Se acender vela lhe deixa desconfortável ou é uma tentação para idolatria para você, então não use velas. Mas, se sua consciência permite, você pode usar.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.