;

Especiais

Foco e Fé| O que a Bíblia diz sobre honestidade?

A Bíblia dá muito valor à honestidade. Quem ama Jesus deve ser honesto. O diabo é o pai da mentira (João 8:44), por isso devemos abandonar todo engano e desonestidade. É importante dizer a verdade em amor.
Deus nunca mente (Números 23:19). Toda desonestidade é pecado e desagrada a Deus. A mentira e o engano trazem muitos problemas na vida e quem é desonesto perde a confiança de outras pessoas. A verdade traz liberdade (João 8:32).
A Bíblia mostra que devemos ser honestos em todas as áreas da vida:

Honestidade interior

Ser honesto consigo mesmo é muito importante para viver de forma saudável. Honestidade interior significa reconhecer seus pontos fracos e fortes e não acreditar em mentiras. O diabo tenta fazer você acreditar em mentiras para destruir sua vida mas Jesus veio para lhe libertar com a verdade. Para conhecer a verdade e aprender a ser mais honesto consigo mesmo, leia a Bíblia, que é a Palavra de Deus.

Honestidade com Deus

Não vale a pena mentir para Deus. Ele sabe todas as coisas e nada está escondido dele. Deus quer que você seja honesto com Ele, mesmo quando a verdade não é bonita. Na Bíblia, muitas pessoas foram honestas com Deus sobre como se sentiam e, por causa disso, receberam a resposta que precisavam de Deus. Por outro lado, um casal chamado Ananias e Safira foram desonestos com Deus e foram castigados! - Atos dos Apóstolos 5:3-5
Honestidade com os outros
Ser honesto com outras pessoas é abandonar todo engano e falsidade nas atitudes do dia a dia. Honestidade implica:
  • Não mentir – muitas vezes mentimos para evitar situações difíceis ou para agradar alguém mas isso não é certo; é melhor dizer a verdade e enfrentar a situação difícil que ficar preso em uma rede de mentiras – Efésios 4:25
  • Ser honesto com o dinheiro – sendo justo a pagar e a cobrar dinheiro de outras pessoas em todas as situações – Salmos 112:5-7
  • Cumprir a lei – pagando os impostos corretamente, não encobrindo crimes e não sendo cúmplice de corrupção – Romanos 13:5-7
Atenção! Ser honesto não é desculpa para bruto nem mal-educado. A forma como você diz a verdade é muito importante. Palavras ríspidas, ditas sem pensar, mesmo que honestas, podem causar muito sofrimento. Por isso, é muito importante controlar a língua. Tente sempre falar a verdade mas fale com amor. Às vezes a melhor solução é ficar calado.
Respostas.Com

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.