;

Especiais

Tecnologia| Não fale '108' à Siri ou pode ter problemas com a polícia

A viralização de uma mensagem tem causado problemas de usuários do sistema operacional iOS com a polícia. A "pegadinha", provocada nas redes sociais por frases do tipo "diga 108 para Siri e me agradeça depois", faz com que o iPhone ligue automaticamente para o número de emergência da polícia, em muitos locais do mundo, inclusive no Brasil.
A ligação é possível devido a um recurso do smartphone da Appple que tenta facilitar por segurança, a conexão do usuário com o serviço de emergência mais próximo. Como a mídia internacional divulga, “108” é número da polícia na Índia; mas a assistente do iOS reconhece o pedido e reencaminha para "190", se o dono do aparelho estiver no Brasil.

Telefonar para a polícia sem ter realmente uma emergência é um ato que pode ser enquadrado no Art. 266 do Código Penal, que prevê detenção de até três anos ou multa para quem "Interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento".


Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.