;

Especiais

Brasil| Setor agropecuário prevê volta de frigoríficos médios

Diante da fraude exposta pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal, alguns pecuaristas acreditam que o setor agropecuário passará por transformações estruturais.
De acordo com o diretor-executivo da Acrimat, Luciano Vacari, as denuncias à indústria de carnes vai impor dificuldades ao país no mundo, exigindo mudanças.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, uma das possíveis alterações é a retomada de frigoríficos regionais e de menor porte, que perderam força na última década, com o surgimento de mega-frigoríficos como como JBS e Marfrig, apoiados por recursos do BNDES.
Outra questão abordada pelos especialistas do setor é o aprimoramento dos métodos de controle. Embora seja reconhecido internacionalmente, o serviço de inspeção federal brasileiro -identificado pelo consumidor pelo carimbo S.I.F. em alimentos de origem animal- mostrou que tem limitações.
"Hoje, o agente do serviço de inspeção federal é praticamente imóvel. Ele é destinado a uma unidade [fabril] e fica lá praticamente a vida toda. Por que não criar um modelo rotativo para evitar esse vínculo?", questiona Vacari.
Para Vacari, o poder de um mesmo agente em tantas decisões, como liberação do abate, processamento e assinatura de certificado sanitário, é excessivo.
"Será que não podemos aproveitar isso tudo para implementar um modelo novo de governança no serviço de inspeção federal? Um modelo com participação de produtores e consumidores? Um modelo que não deixe toda a responsabilidade na mão de pessoas, mas talvez de entidades?", questiona.

Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.