;

Especiais

Foco e Fé| Guardar ou não guardar? - 5 lições da Bíblia sobre o sábado

Devemos ir à igreja no sábado ou no domingo? O que é permitido fazer no dia de Deus? É pecado trabalhar no sábado? Tanto debate sobre um dia da semana! Mas o que a Bíblia diz sobre o sábado? Esta é a resposta:

1. Uma bênção especial

Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação. Gênesis 2:3
Deus não precisa de descansar! Mesmo assim, quando criou o mundo, ele decidiu descansar no sétimo dia para desfrutar de tudo que tinha feito. A vida não é feita só de trabalho. Deus criou o sábado como uma bênção, para desfrutarmos das coisas boas que ele nos deu.

2. Tempo para Deus

Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Êxodo 20:8-10
Guardar o sábado é o 4º Mandamento. Tirar tempo para Deus é muito importante. É fácil esquecer de Deus com tantas preocupações do cotidiano. Por isso, Deus instituiu um dia da semana para descansar e focar nas coisas de Deus.

3. Prioridades corretas

E então lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado". Marcos 2:27-28
Deus não precisa descansar mas nós precisamos. O sábado não foi criado como uma regra para torturar mas como um direito, para nosso bem. Mas muitas vezes tornamos esse direito em uma regra opressiva. Quando estabelecemos nossas prioridades, o bem das pessoas é mais importante que cumprir uma regra sobre descansar.

4. Liberdade para o cristão

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Essas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. Colossenses 2:16-17
O cristão não é obrigado a descansar no sábado. Cada um tem o direito de escolher como vai descansar e devemos respeitar a opinião uns dos outros. Todos os dias devem ser dedicados a Deus, não apenas o sábado. Podemos nos reunir para adorar a Deus no sábado, no domingo ou em qualquer outro dia da semana! Deus fica feliz quando tiramos tempo para ele, não importa o dia.
Atenção: ter um dia por semana para descansar continua a ser importante para a saúde. Procure ter descanso regular.

5. O verdadeiro significado do sábado

Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Hebreus 4:9-10
Na Bíblia, o sábado representa mais que um mandamento. Ele aponta para o verdadeiro descanso a salvação. O descanso de sábado é temporário; o descanso de Deus é eterno. Em Jesus encontramos alívio das pressões do mundo e aprendemos a descansar e desfrutar das bênçãos de Deus.
Essa é a verdadeira mensagem do sábado!

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.