;

Especiais

Mato Grosso| Embaixadora da Noruega destaca esforço do Estado para conter desmatamento


Com o objetivo de tratar sobre o interesse da Noruega nas políticas de desenvolvimento sustentável, aliadas à preservação do meio ambiente, a embaixadora do País no Brasil, Aud Marit Wiig, esteve em Cuiabá, nesta terça-feira (24.01). Ela foi recebida pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, nesta que é a segunda visita à Mato Grosso. Aud Wiig participou de reunião com investidores da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), adotada pelo Governo do Estado para erradicar o desmatamento até 2020.
“A presença da embaixadora mostra o significado da proposta PCI, não só para nós de Mato Grosso, mas pra todos aqueles países que preservam o meio ambiente e têm um respeito à sustentabilidade. Queremos demonstrar, com essa reunião, não a impressão, mas a certeza de que este programa é importante para a nossa administração. Precisamos falar de investimentos, porque não se faz preservação sem recursos, e isso já está quantificado num plano de ação”, explicou Pedro Taques.
Conforme o governador, a estratégia Produzir, Conservar e Incluir foi estruturada em 2016 e, com este grande passo na articulação de investidores, ele deve sair do papel, e concretizar as políticas públicas. A PCI foi criada por um trabalho em conjunto, que contou com a participação da sociedade civil organizada, por meio das federações de produtores e de trabalhadores, e de pessoas jurídicas e fundações engajadas.
Pedro Taques ressaltou que de 2004 a 2014, Mato Grosso teve um decréscimo no desmatamento ilegal em quase 90%, isso significou 1.9 gigatoneladas de redução de emissão de CO2. “Com os novos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), capitaneada pelo vice-governador Carlos Fávaro, de agosto de 2015 a 2016, já tivemos uma diminuição do desmatamento em 19%”.
A embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig, frisou que o Estado de Mato Grosso tem demonstrado esforços para conter o desmatamento, e isso está sendo observado pelo mundo todo. “É um prazer estar aqui para acompanhar esta discussão. A Noruega fica satisfeita em acompanhar o progresso contínuo de Mato Grosso, com a implantação do programa PCI. Sem dúvida, uma importante contribuição no combate ao aquecimento global”, avaliou.
Produtividade e proteção ambiental
A visita foi uma oportunidade de aprender mais sobre a estratégia PCI e, principalmente, sobre Mato Grosso, que vai operacionalizar cada uma das metas do programa. A embaixadora ressaltou também que os mais importantes atores estão presentes nesse evento, inclusive, os grandes e pequenos produtores, as Organizações Não Governamentais (Ongs), as universidades, e a sociedade.
“Acreditamos fortemente que seja possível combinar produtividade com a proteção ambiental. Por conta dos resultados já apresentados, o mundo está olhando para Mato Grosso agora. Estamos confiantes de que o Estado pode alcançar os resultados esperados e, para isso, precisamos trabalhar juntos”, afirma Wiig.
A Noruega é um dos maiores investidores do Fundo da Amazônia, e também de projetos que trabalham ações em prol do meio ambiente. O Governo norueguês atua também com uma rede de parceiros, como Ongs, e sociedade civil organizada, para reunir recursos em atividades, como a estratégia PCI em Mato Grosso.
Preservar, Conservar e Incluir 
A Estratégia PCI tem como objetivo acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na 21ª Conferência Global do Clima (COP 21), realizada em Paris, na França, em 2015. Na ocasião, Mato Grosso se comprometeu em reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020, e também em realizar ações para conter o aquecimento global.
Segundo o diretor-executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI, Fernando Sampaio, há muitos investidores de fora interessados em colocar dinheiro em Mato Grosso. O objetivo é juntar o grupo de investidores para coordenar esses investimentos dentro do estado para fazer essas metas acontecerem de forma mais efetiva e otimizar o uso de recursos.
“Um plano de ação que tem nove itens, são nove entregas que queremos fazer, e tudo começa com o planejamento estratégico. As organizações aqui presentes já têm algum investimento ou estão planejando algo em Mato Grosso. O que queremos são recursos pra estruturar a estratégia, com a convicção de que ajudar a estratégia vai ajudar os objetivos deles também a acontecerem”, explica Sampaio.
Estiveram presentes também o representante da Embaixada dos Países Baixos, Ramon Gerrits; o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro; o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Suelme Fernandes; e representantes de organizações que fazem parte da estratégia PCI, como o Fundo de Clima Althelia, do Fundo Amazônia/BNDES, do Tropical Forest Alliance (TFA), da Carbon Trust, e da Fundação Amaggi.


MT.GOV

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.