;

Especiais

Alto Taquari| TRE aguarda julgamento de recursos para definir novas eleições

Em quatro municípios de Mato Grosso - Primavera do Leste, Torixoréu, Alto Taquari e Mirassol D'Oeste-, ainda não está definido se haverá novas eleições para a escolha do prefeito e do vice-prefeito. Nessas cidades há candidatos que receberam votação suficiente para influenciar o resultado das eleições, cujos requerimentos de registros de candidaturas foram deferidos ou indeferidos por meio de decisões judiciais que ainda não  transitaram em julgado, ou seja, que podem ser modificadas por meio de recurso.
Alto Taquari
Neste município o candidato a prefeito mais votado, Lairto João Sperandio, com 1.976 votos, teve o Requerimento de Registro de Candidatura indeferido pelo juiz 8ª Zona Eleitoral. Ele recorreu ao TRE-MT e o Pleno, no dia 3 de novembro, acolheu o recurso e deferiu a candidatura.
A coligação adversária recorreu da decisão emanada pelo TRE-MT junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte Superior deu provimento ao recurso no dia 19 de dezembro de 2016 e indeferiu a candidatura. Ainda no TSE, Lairto impetrou Embargos de Declaração, que encontra-se pendente de julgamento.
Lairto tomou posse como prefeito no dia 13 de janeiro de 2017 e continuará no exercício do cargo enquanto a decisão que indeferiu sua candidatura não transitar em julgado, ou seja, não houver mais possibilidades de recursos. Somente após uma decisão final nesse processo é que será possível realizar novas eleições.
TRE-MT