;

Especiais

Eles e Elas| Conheça as principais doenças que podem ser transmitidas pelo beijo

O beijo é uma das maneiras que os seres humanos demonstram afeto, carinho e amor. É através do toque dos lábios que as pessoas selam as pazes e conquistam a pessoa amada. Mas o beijo pode se tornar o vilão da saúde quando ele transmite doenças ao invés de calor e paixão: é através da troca de salivas que acontece o contágio de algumas doenças.
Confira a lista das principais doenças que podem ser transmitidas através do beijo, segundo o site Remédio Caseiro, citando a CNN Espanhola.

1. Vírus respiratório: doenças transmitidas por via respiratória como resfriados, gripe, vaxumba, sarampo e rubéola.
2. Doença do beijo: a mononucleose infecciosa é transmitida pelo Epstein-Barr (EBV), que pertence à família do vírus da herpes, e os sintomas são febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.
3. Herpes: muitas feridas estão localizadas na boca e os beijos podem transmitir a doença.
4. Citomegalovirus: esta doença pertence à mesma família da herpes e pode ser transmitida através de fluidos, como sêmen, urina, sangue, leite materno e, claro, saliva.
5. Estreptococos do grupo A: estas bactérias podem ser transmitidas através da saliva e causam doenças como orofaringe, tonsilite, infecções de feridas e da pele, infecções do sangue, escarlatina e pneumonia.
Noticias ao minuto