;

Especiais

Educação| Adaptação da criança à escola deve ser gradual, dizem especialista

Vai começar a época do choro. Com o início do ano letivo, crianças de diversas idades sentem-se abandonadas pelos pais na porta da escola e se recusam a entrar, muitas vezes em um ambiente que já conhecem do ano anterior. Quando a escola é nova ou é o primeiro ano do pequeno, então, a situação é pior e pode perdurar por semanas. “Tudo será novo e o que é novo realmente pode ser assustador, ao menos no começo. Essa adaptação precisa ser trabalhada, principalmente nas crianças menores, mas os mais velhos também precisam do apoio dos pais”, ensina Katarina Bergami, Pedagoga, Coordenadora Educacional da Faces Bilíngue, escola situada no bairro de Higienópolis, em São Paulo, que há quase 20 anos educa crianças dos quatro meses aos dez anos.

As escolas costumam oferecer aos pais um período de adaptação e eles devem ajudar seus filhos neste momento, acompanhando-os nos primeiros dias, especialmente os menores. “É um erro a escola determinar o tempo que o adulto deve acompanhar a criança na adaptação, até porque cada criança e cada adulto demoram mais ou menos para se adaptar ao novo e para confiar na escola. Sabemos que, na segunda ou terceira semana, os pequeninos já se adaptaram, enquanto os maiorzinhos levam dois ou três dias. Em muitos casos, não é uma questão de idade, mas de personalidade. De qualquer maneira, o ideal é não determinarmos um tempo, mas deixamos as famílias à vontade”.

Cada idade, uma necessidade

Katarina Bergami conta como costuma acontecer a adaptação por cada faixa etária:

Berçário

Em geral, as mães ou avós fazem a adaptação da criança ao berçário. “Temos câmeras no berçário, para que a família acompanhe o bebê o tempo todo”, comenta Katarina. O familiar do bebê pode ficar em período de adaptação o tempo em que achar necessário, acompanhando todos os processos realizados com a criança.

Crianças em idade pré-escolar

Quando a criança é maiorzinha e interage com a sua turma, é normal que fique no colo de seu familiar nos primeiros momentos. A professora e o próprio familiar a estimulam a participar das atividades, sem forçá-la, e ela vai criando coragem e confiança nas pessoas, no ambiente e nas outras crianças, preparando-se para estar ali sem a presença de seu familiar. “Em diversos momentos, ela se afasta do adulto, interage com as outras crianças, as brincadeiras, os objetos e o professor, depois volta ao colo do familiar. Aos poucos, aquela pessoa da família fica cada vez menos necessária na escola e pode deixar a criança. A adaptação é tranquila e sem traumas”.

Crianças em idade escolar

A adaptação é mais rápida nesta idade, mas também varia de criança para criança. “Aos poucos, a criança pede que o adulto não a acompanhe mais. Em geral, em dois ou três dias, essa presença não é mais necessária e há, também, aquelas crianças mais independentes, que se despedem dos pais no primeiro dia, sem que haja qualquer necessidade de adaptação.

A adaptação familiar

Katarina Bergami diz que, muitas vezes, a insegurança é da própria família. “Os pais precisam entender que seus filhos não são incapazes, impotentes. As crianças, mesmo quando não sabem falar, conseguem se comunicar por gestos e sons. Não passarão fome, sede ou sofrerão agressões. Essa adaptação da família é necessária, mas é muito mais psicológica do que prática. É preciso deixar que o processo ocorra naturalmente e confiar em quem cuidará da criança, para que ela também confie na escola”, aconselha.


Notícias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.