;

Especiais

Tecnologia| Skype e WhatsApp terão de seguir regras mais rígidas de segurança

As operadoras de telecomunicações não serão mais as únicas obrigadas a proteger os dados de clientes. O Skype, o WhatsApp e outros serviços de mensagens também terão de obedecer regras de segurança mais rígidas em toda a União Europeia.

A mudança seria incluída na revisão da lei de proteção que entrará em vigor em 2018, informou a Reuters. O documento ampliaria para as multinacionais donas de aplicativos que usam ligações e mensagens de voz via internet, por meio da tecnologia "Over-The-Top" (OTT), a responsabilidade de seguir as mesmas diretrizes que as empresas de telecomunicações e garantam a total confidencialidade das comunicações.

Outro ponto é que tais companhias apenas poderiam usar geolocalização com o consentimento expresso dos usuários. O projeto de elaboração de novas diretrizes seria uma vitória para as operadoras, que reclamam que gigantes como Apple, Facebook, Google e Microsoft não precisam cumprir as mesmas regras rígidas, mesmo que ofereçam serviços similares.


Procurado pela Reuters, o porta-voz da Comissão Europeia confirmou que há uma revisão em andamento em regulamentação de proteção de dados que passará a valer em 2018, mas não comentou o projeto. O porta-voz disse ainda que um dos obejtivos é simplificar as regras sobre cookies.

Notícias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.