;

Especiais

Saúde| Festas de final de ano podem lesar a visão; veja cuidados

Nas férias de final de ano não é só o abuso dos banhos de sol sem óculos que filtrem 100% da radiação  UV (ultravioleta)  que pode prejudicar a visão.  Outra radiação comum nas baladas que tem efeito nocivo sobre a visão é o laser. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o perigo está relacionado ao tempo de exposição e ao comprimento de onda. Quanto maiores forem estes dois parâmetros, maior é o risco.

O especialista afirma que a maioria dos canhões usados em baladass têm o mesmo comprimento dos equipamentos utilizados por oftalmologistas em procedimentos médicos. Isso significa que se o facho de luz for direcionado ao rosto das pessoas, ou apontado sobre superfícies refletoras como a água e placas de metal,  pode causar desde lesões superficiais até danos definitivos na retina, conforme o tempo de exposição.

Este foi o caso, comenta, de um paciente que permaneceu dias enxergando reflexos depois de participar de balada em que o laser Por sorte foi uma queimadura superficial que não resultou numa baixa contínua da visão porque o tempo de exposição foi curto. Ainda assim, Queiroz Neto adverte que as células lesadas não têm recuperação. O ideal, comenta, é não facilitar. Para evitar problemas nas festas  recomenda  sempre proteger os olhos com lentes que bloqueiem a radiação UV, mesmo quando são realizadas à noite. Isso porque, os canhões de lazer se popularizaram e  muitas vezes são utilizados por pessoas que desconhecem as regras de segurança.

Perigo varia de acordo com a cor da luz

O oftalmologista afirma que o único laser inofensivo aos olhos é o pertencente à classe 1 que em geral é usado nos brinquedos. Já as ponteiras utilizadas em palestras,  emitem luz infravermelha.  Embora não representem risco extremo para a visão podem causar edema na retina e perda temporária da visão se a luz for fixada por período prolongado. Já a ponteira de diodo laser que emite uma luz verde pode causar a perda definitiva da visão. Isso porque, dependendo da distância que é apontada  para os olhos pode provocar  a morte de células da  mácula, parte central da retina, e levar à danos irreparáveis.

Outros equipamentos comenta emitem luz ultravioleta que tem a cor invisível aos olhos e o efeito sobre a visão pode ser comparado ao do sol. Significa que de imediato pode causar fotoceratite, uma sensibilização temporária da córnea. A longo prazo  contribui com o desenvolvimento da  catarata – opacificação do cristalino.

Risco é maior entre crianças

Queiroz Neto chama a atenção dos pais  para que mantenham as ponteiras de laser longe do alcance de crianças. Isso porque até os 10 anos de idade a transparência tanto da córnea como do cristalino é maior e por isso a capacidade de filtrar todo tipo de radiação é menor.

Os sinais de que os olhos foram agredidos pelo laser são: ofuscamento, enxergar manchas ou reflexos e dificuldade de adaptação a ambientes escuros. Na presença destes sintomas é importante consultar um oftalmologista.

As principais recomendações do especialista para evitar lesões nos olhos são:

- Nunca olhar diretamente para o laser.

- Não apontar a luz diretamente sobre outra pessoa ou superfícies refletoras.


- Evitar o uso de binóculo para visualizar a ponteira.

Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.