;

Especiais

Política| Sob pressão, Senado aprova renegociação da dívida dos Estados

Sob pressão de governadores, o Senado aprovou na noite desta quarta-feira (14), por 55 votos a favor e 14 contrários, o projeto de renegociação da dívida dos Estados.

O texto, que retorna à Câmara dos Deputados, teve incluso um Regime de Recuperação Fiscal de emergência, uma forma de auxiliar Estados em dificuldades financeiras.Esse plano estabelece a suspensão, por três anos, dos encargos das dívidas pelos Estados necessitados, que deverão aderir ao programa.Após acordo, o relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE), colocou no texto toda a proposta negociada com o Ministério da Fazenda e o ministro, Henrique Meirelles, que esteve no Senado por cerca de três horas nesta quarta-feira.

A intenção do governo é que a Câmara também aprecie o projeto ainda nesta quarta. Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, acompanharam a votação do Senado no plenário e pretendem permanecer em Brasília nesta quarta afim de assistir a uma eventual apreciação da proposta pelos deputados.

Ainda conforme o texto aprovado, Estados menos endividados poderão renegociar suas dívidas por até 20 anos.

O plano de recuperação "é o documento em que se reconhece a situação de desequilíbrio financeiro, bem como são especificadas todas as medidas de ajuste, com os respectivos impactos esperados e prazos de adoção".

Na prática, serão exigidas dos governadores várias contrapartidas. Serão sete: criação de programa de desestatização; elevação da contribuição previdenciária dos servidores para 14%, no mínimo; mudanças nos regimes previdenciários dos servidores estaduais; redução de incentivos tributários; revisão do regime jurídico único dos servidores para reduzir benefícios não previstos no regime jurídico único dos servidores da União; suspensão de reajustes salariais; e realização de leilões de pagamentos.


Os Estados terão 120 e não mais 90 dias, como previsto inicialmente, para se adequar às novas regras. Com informações da Folhapress.

Notícias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.