;

Especiais

Mato Grosso| Estoque de vacina para raiva humana está baixo no Estado

O estoque de vacina contra a raiva humana está baixo em Mato Grosso. A doença é transmitida pelo contato com a saliva de animais doentes e pode ser fatal. Neste ano, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 31 casos de raiva animal no estado, em bovinos, bubalinos e herbírovos. Entre os 30 municípios com notificações da doença em animais estão Colíder, São Félix do Araguaia, Juruena e Castanheira.

Em nota, o governo federal explicou que a distribuição de soro e vacina contra a raiva foi prejudicada porque os fabricantes passam por readequações nas linhas de produção exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Mas não apresentou prazo para que o problema seja resolvido.

Dependendo do caso, o paciente precisa tomar várias doses tanto do soro quanto da vacina. Mas corre o risco de não conseguir as doses em Mato Grosso. “Houve uma diminuição muito grande [da vacina contra a raiva humana]. Caiu cerca de 50% ou mais” disse Thiago Nunes, gerente estadual de imunização em Mato Grosso.


A médica infectologista Taynna Ferraz de Barros classifica a situação como preocupante porque, uma vez transmitida para humanos, a doença pode levar à morte. “É uma situação alarmante. Sabemos que existem animais com raiva. Portanto, a transmissão pode ser real”. Então a gente precisa, o mais rápido possível regularizar a situação”, disse.


G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.