;

Especiais

Elas e Eles| Pesquisa aponta recuo do machismo, mas 23% condenam roupa curta

Um estudo encomendado pelo Instituto Avon ao Instituto Locomotiva mostra que o machismo no Brasil teve um recuo. Entretanto, 23% dos participantes da pesquisa ainda criticam as mulheres por usarem roupas curtas ou decotadas.

Segundo a Folha de S.Paulo, a pesquisa também aponta que alguns homens pararam de se referir a mulheres como “piranha” ou “vagabunda” (8%), enquanto 18% deixaram de cantá-las nas ruas. Porém, 8% admitiram que ainda usam termos como “piranhas” ou “vagabundas”, número igual aos que deixaram de fazer.

A pesquisa, batizada de “O papel do homem na desconstrução do machismo”, aponta avanços, mas ressalta que os entraves para superar o problema ainda são muitos.

"A mudança de comportamento dos homens não se dá somente do ponto de vista cognitivo. Ele precisa de um exercício de diálogo entre homens para repensar o que é machismo", afirmou à Folha Leandro Feitosa, professor de psicologia da PUC-SP e coordenador do Grupo Reflexivo de Homens, que reúne agressores encaminhados pela 1ª Vara de Violência Doméstica e contra a Mulher de São Paulo.

A margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais. Ao todo, foram entrevistadas 1.800 pessoas, com 16 anos ou mais, em 70 cidades de todas as regiões brasileiras. O resultado aponta que 6 em cada 10 homens gostaria de mudar a postura acerca do assunto. Além disso, 31% deles dizem que gostariam de não ser machistas, mas não sabem como fazer isso.

Noticias ao minutos 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.