;

Especiais

Educação| Mais de 21 mil alunos deixam a escola em MT e evasão escolar aumenta

O índice de evasão escolar em Mato Grosso subiu de 2014 para 2015. Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no ano passado um total de 21.290 alunos da rede estadual de ensino deixaram de frequentar as salas de aula. Esse número corresponde a 6,4% dos estudantes matriculados nesse ano.

No ano anterior, o percentual foi menor. Ao todo, 20.043 alunos, o correspondente a 5% do total de alunos matriculados, pararam de frequentar a escola.

Conforme a Seduc, a evasão não ocorreu por falta de vagas no sistema de ensino. Os dados referentes à evasão escolar de 2016 ainda não foram divulgados e só devem ser fechados em 2017.

Para a secretaria, vários fatores contribuíram para o aumento, como a necessidade do trabalho dos estudantes e mudanças de município. Informou também que está desenvolvendo programas de correção de fluxo em 2017, como o Paz na Escola; Prinart; Escola em Tempo Integral; Educomunição e formação de professores.

Dados do MEC


Em março deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que 1,6 milhão de crianças e jovens estavam fora da escola em todo o país. O então ministro Aloizio Mercadante disse uqe o governo federal iria pedir ajuda dos estados e municípios para tentar levar os jovens à sala de aula e ir de casa e casa para matricular alunos.

G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.