;

Especiais

Atenção| Energisa alerta para um período de festas com mais segurança


Fim de ano é marcado por festas de confraternização, Natal, Réveillon e outros eventos. Alguns cuidados neste período devem ser redobrados, pois, com o clima de celebração, os riscos aumentam por falta de atenção.

Energia elétrica é algo sério e devemos tomar muito cuidado, alerta Teresa Gomes Marques Neta, engenheira de Segurança do Trabalho da Energisa Mato Grosso. “Os cuidados são os mesmos que devemos ter durante todo o ano, mas nessa época do ano devem ser redobrados, tanto em casa, com as decorações natalinas internas, quanto na rua e fachadas próximas a rede elétrica”, alerta.

Para passar um fim de ano com as pessoas queridas da forma mais segura possível a Energisa dá algumas dicas.

Enfeites com uso de energia elétrica

Evite o improviso na fiação da decoração e remendos malfeitos. Somente os materiais apropriados devem ser usados. Não substituir a fita isolante por fitas adesivas comuns, crepe ou dupla face. “Use sempre o material correto. Se for preciso usar fita, o reparo deve ser feito com a isolante, que é apropriada para o uso com eletricidade. O ideal é contratar um eletricista capacitado”, explica Teresa.

- Cuidado para o excesso de eletrodomésticos em uma mesma tomada. Proteja os pontos das conexões elétricas e as tomadas adequadamente;

- Procure lâmpadas de LED, são mais econômicas, mais brilhantes e não geram aquecimento;

- Verifique o estado das lâmpadas do pisca-pisca antes de instalar. Se estiverem danificadas podem provocar choques, curto-circuito e até incêndios;

- Desligue os enfeites luminosos antes do dormir ou sair de casa, além de economizar energia isso evitará acidentes;

- Água e eletricidade não combinam. Quando elas se juntam há riscos de choques elétricos e até mesmo morte, não instale as lâmpadas em áreas de risco.

Fogos de artifícios

Os fogos de artifício estão presentes nas festas de fim de ano e merecem a atenção especial. Além dos cuidados para evitar que a manipulação errada dos fogos cause acidentes pessoais, é preciso também escolher um local adequado para evitar acidentes e falta de energia por causa do rompimento dos fios.

- Nunca solte os fogos na direção de postes e da rede de distribuição. Eles podem causar acidentes ou ainda falta de energia por causa do rompimento dos fios;

- É fundamental manter distância da rede de distribuição de energia;

- Não se deve jogar nada nos fios, para evitar acidentes.

Segurança no trânsito

A engenheira também destaca a importância de seguir corretamente as leis de trânsito e, se beber, não dirigir, para evitar acidentes. “Caso ocorra uma batida com poste e houver fios energizados caídos na rua, é necessário ligar para o 0800 64 64 196 e informar a emergência”, pontua Teresa.


Ninguém além da equipe da Energisa que estiver atendendo a ocorrência deve mexer nestes fios.

Assessoria de Comunicação Energisa