;

Especiais

Mundo| App do Vaticano vai mostrar confessionário mais próximo do fiel

Nesta terça, foi apresentado na Praça São Pedro pelo monsenhor Leo Cushley um novo aplicativo que mostra a igreja ou o confessionário mais próximo do fiel. O "Catholic App" trata-se de uma plataforma que, com um GPS do próprio smartphone, consegue localizar os lugares de oração e de confissão mais próximos do aparelho, dando o seu endereço e localização corretos na tela do celular.

Desenvolvido junto com a sociedade de tecnologia escocesa Musemantik, o app, que foi apresentado pela primeira vez nessa terça, deverá ser mais aprofundado para reunir um maior número de igrejas e poder ser realmente lançado, ao que tudo indica, no prazo de um ano. O aplicativo é "um projeto ligado ao Jubileu da Misericórdia e foi apresentado em Roma como um pedido de agradecimento ao papa Francisco", disseram os organizadores da plataforma.

Site

O Vaticano também lançou nesta terça-feira um site reservado a atos de caridade, no qual os fieis podem fazer doações para a Igreja pela internet. Já disponível em italiano, inglês e espanhol, o portal "Obolo di San Pietro", além de ser uma plataforma de doações, será frequentemente atualizado com imagens e frases do papa Francisco e, em pouco tempo, também será traduzido em outras línguas.


"À coleta, que tradicionalmente acontece em todo o mundo católico em concomitância à Solenidade dos Santos Apóstolos Pietro e Paulo e que representa a ajuda econômica que os fieis oferecem ao Santo Pai para a necessidade da Igreja e para as obras de caridade aos mais necessitados, se juntará, agora, a possibilidade de uma participação mais extensa" dos fieis, explica nota da Secretaria de Estado do Vaticano. (ANSA)

Noticias ao minuto