;

Especiais

Brasil| MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE SUSPENSÃO DE 13 AUTOESCOLAS ENVOLVIDAS EM ESQUEMA DE FRAUDE

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) ofereceu denúncia criminal e pediu medidas cautelares contra envolvidos no esquema investigado pela Operação Carta Marcada, de 2010. O órgão pede a suspensão de 13 Centro de Formação de Condutores (CFC), o afastamento de funcionários e a suspensão da habilitação de pessoas que teriam sido beneficiadas pelo esquema de fraude na emissão de carteiras de motorista.

A nova denúncia se deu porque, de acordo com o Ministério Público, mesmo depois de deflagrada a operação, cujo objetivo era desarticular o grupo criminoso, os envolvidos buscaram manter a prática fraudulenta.

Ao todo, são 75 denunciados por crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva e falsidade ideológica. O grupo, composto por proprietários de Centros de Formação de Condutores, captadores de clientes, médicos, psicólogos e examinadores de direção veicular, agia em Goiás e também nos Estado do Pará, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso, Amazonas e Pará.

Durante as investigações, ficou comprovado que diversas pessoas obtiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem que tivessem sido submetido ao regular processo de avaliação, mediante pagamento de vantagens indevidas a funcionários públicos do Detran e proprietários de Centros de Formação de Condutores (CFCs).

A ação foi deflagrada em 14 de outubro de 2010, após 16 meses de investigações, pelos promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (antigo GRC) e do Centro de Inteligência do MP (antigo CSI), com o apoio das Polícias Civil e Militar.

A denúncia protocolada na 8ª Vara Criminal de Goiânia pede a suspensão do credenciamento do CFC Goiás, CFC Carajás, CFC Ourilândia, CFC Conexão, Despachante Arco Verde, CFC Guia, Autoescola Mineiro, CFC Rodrigues, CFC Pai e Filhos, CFC Goyas, CFC Alternativa, Autoescola Realce e CFC-B Sheck nah.


Outra medida cautelar requerida é ao afastamento de examinadores do Departamento Estadual de Trânsito do Pará e suspensão de médicos e psicólogos dos Departamentos de Trânsito de Goiás, Tocantins, São Paulo, Amazonas e Pará, além da suspensão da permissão dos condutores beneficiados pelo esquema.

Da Verde Vale FM

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.