;

Especiais

Saúde: substitutas mais saudáveis para a farinha de trigo


Já faz algum tempo que a farinha de trigo está sido vista como uma das grandes vilãs da alimentação saudável, pois, além de aumentar a gordura abdominal, facilita o aparecimento da diabetes, prejudica o funcionamento do intestino, entre outros males. Mas o bom é que ela pode ser substituída por outros tipos de farinha mais saudáveis e, muitas vezes, até mais saborosas. 

“Essas farinhas de sementes e de frutas não são boas apenas pelo seu sabor diferente ou porque muitas não engordam, elas são indicadas para quem tem restrições alimentares ou precisam controlar o índice de colesterol e glicose no corpo”, diz a nutricionista Hellen Moraes Fantoni.

Farinha de banana verde

A farinha de banana verde (feita com a fruta que ainda não amadureceu) é uma farinha fácil de encontrar no mercado e é cheia de benefícios para a saúde. “Ela ajuda a controlar diabetes, melhora o trânsito intestinal, fortalece a imunidade e reduz o colesterol”, diz Hellen.

Essa farinha possui um amido resistente em sua composição que não é digerido no estômago, e sim no intestino delgado. “Lá, ocorre uma fermentação que gera ácidos graxos, que são fundamentais para a nutrição das células do intestino. Eu costumo dizer que a farinha de banana verde é uma das melhores amigas do intestino, pois ela chega até a prevenir a tão temida prisão de ventre”, diz a especialista. 

Para fazer essa farinha, basta cortar a banana verde em rodelas bem finas e levar ao forno por 30 minutos. Depois que elas estiverem bem sequinhas, bata no liquidificador. Ela pode ser consumida junto com iogurtes, bolos e vitaminas.

Farinha de amêndoa

Boa para a circulação sanguínea, para o controle do colesterol e com ação antioxidante, a farinha de amêndoa também vem ganhando o gosto do brasileiro. Como não é tão fácil de encontrá-la para vender, fazê-la em casa acaba sendo uma boa opção.

“Para retirar a casca das amêndoas, deixe-as de molho na água quente por 15 minutos. Passado esse tempo, escorra a água e seque-as com um pano. Para ativar o sabor, leve as amêndoas ao forno baixo, mas não deixe torrar. Depois é só batê-las no liquidificador até virar uma farinha”, diz a cozinheira Maria Aparecida Lopes Brandão.

Ela pode substituir a farinha de trigo para empanar frango e peixe, fazer almôndegas, bolos e até panquecas e biscoitos, com as devidas indicações de quantidades.

Farinha de coco

A farinha de coco é ótima para quem não quer ou não pode comer glúten. “Além disso, tem baixo índice glicêmico, é rica em proteínas e fibras e ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos”, diz Hellen.

Ela também tem ganhado fama por ser indicada para quem quer emagrecer. “Ela forma uma massa no estômago que mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Assim, a pessoa demora a sentir fome”, explica a nutricionista.

A farinha de coco pode substituir tranquilamente a farinha de trigo em qualquer receita. Mas cuidado com as indicações de quantidade. “Para cada xícara de farinha de trigo, por exemplo, deve-se usar apenas 1/3 xícara de farinha de coco”, diz Hellen.


Farinha de jabuticaba


A farinha de jabuticaba é rica em fibras, que ajudam no controle do colesterol, e possui compostos fenólicos que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e a combater radicais livres. “Estudos observaram que a casca da fruta transformada em pó e depois em extrato provoca uma diminuição nas células cancerígenas que causam leucemia e câncer de próstata”, diz Hellen.

A farinha de jabuticaba tem um gosto azedinho e adocicado e, por isso, pode ser usada em sucos, vitaminas e em cima das frutas.

Farinha de linhaça

Já bastante conhecida, a semente de linhaça é uma das seis plantas atualmente reconhecidas pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos por possuir propriedades no combate à doença. “Ela ainda é antiaterogênica, ou seja, combate o mau colesterol e aumenta o bom”, diz Hellen.

Quando trituradas, seus benefícios se potencializam, portanto, é recomendado sempre usá-la nessa forma. “Eu tenho o costume de usá-la no cozimento de feijão ou da sopa. Mas também faço um muffin muito bom e fácil de fazer com ela”, diz Maria Aparecida.

Na receita da cozinheira vai: ¼ de copo de farinha de linhaça dourada, ½ colher de chá de fermento em pó, ¼ de colher de chá de adoçante natural, 1 colher de chá de canela, 1 ovo e 1 colher de chá de óleo. “Basta misturar todos esses ingredientes em uma caneca e levar ao microondas por um minuto. Depois é só esperar esfriar e se deliciar”, diz Maria Aparecida.

Farinha de mandioca

A farinha de mandioca é outra ótima opção para quem não quer ingerir glúten. “Ela ajuda na digestão, é rica em fibras e evita picos de açúcar no sangue, o que faz com que a pessoa tenha energia durante o dia todo”, diz Hellen.

Por não gerar esses picos de glicemia, ela costuma ser liberada em dietas e é até recomendada para diabéticos. “Mas ela não deve ser consumida junto com outros carboidratos (como arroz, macarrão e alguns pães), porque, sozinha, já possui dois tipos deles, a amilopectina e a amilose”, diz Hellen.

A farinha de mandioca pode substituir a farinha branca em praticamente tudo e ainda deixa o sabor dos alimentos diferente. “Uso para empanar frangos e peixes. Além de mais saudável, eu a considero bem mais saborosa”, diz Maria Aparecida.

Farinha de uva

Você sabia que a farinha de uva é fabricada a partir dos dejetos descartados pela indústria do vinho e sucos e do óleo de sementes? Nem por isso, deixa de fazer bem para a saúde.

“A farinha de uva é riquíssima em flavonóides, substâncias que atuam no combate de doenças cardíacas. Ela também tem ação antioxidante que combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas”, diz a nutricionista. É possível fazer bolos, pães, biscoitos e sucos com ela.

Fonte: Portal Vital  

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.