;

Especiais

Terminal de Rondonópolis completa um ano com movimentação de mais de 8 mi toneladas de grãos

 Maior terminal de cargas da América Latina, o Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR) completa este mês um ano de inauguração. A chegada dos trilhos na região marcou o início de uma nova fase para a logística agrícola de Mato Grosso, hoje maior produtor de soja do país. Pelo terminal ferroviário de Rondonópolis, neste período, foram movimentados mais de 8 milhões de toneladas de grãos. A previsão para os próximos anos é que esse número supere 10 milhões de toneladas.
 A soja em grãos e o milho, principais produtos escoados, representam juntas 90% do montante movimentado. Os outros 10% correspondem ao farelo de soja. Todo este volume é destinado à exportação, integralmente via Porto de Santos. Diariamente, partem em média seis trens carregados dos produtos trazidos pelos mais de mil caminhões vindos principalmente da região norte do estado.
 Com a inauguração do terminal ferroviário de Rondonópolis, a ALL passou a operar com 70% a mais de produtividade em Mato Grosso. Sua estrutura de sete tombadores e capacidade estática de armazenagem de 60 mil toneladas de grãos, possibilitou a melhora no giro de caminhões e deu agilidade no escoamento da produção mato-grossense.
 “Ao completar um ano de operação, o terminal mostra seu importante papel no processo de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso. Nessa primeira fase, aprimoramos nossos processos e absorvermos com êxito os volumes de pico da safra. O terminal está operando com 100% da sua capacidade”, exaltou o gerente de Terminais em Mato Grosso, Ivandro Paim.
 A busca contínua por qualidade assegurou ao terminal, já no primeiro ano, o recebimento da certificação GMP+B3 (Good Manufacturing Practice - Boas Práticas de Fabricação, em português), documento de reconhecimento internacional que atesta a qualidade da companhia nos procedimentos de recebimento, armazenagem e transbordo de produtos destinados à alimentação.
Investindo constantemente em seu quadro de pessoal, o terminal já gerou cerca de 300 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos. A instalação de outras grandes empresas no Complexo Intermodal de Rondonópolis, prevista para os próximos anos, deve ampliar essas oportunidades, gerando novas vagas ao longo do tempo. A expectativa é de que essa nova leva de investimentos duplique o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade.
Hoje, além do terminal da América Latina Logística (ALL), está operando no CIR um terminal da Noble, e da Brado Logística, subsidiária da ALL e pioneira no transporte ferroviário de contêineres.


 ASCOM

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.