;

Especiais

HACKERS QUEBRAM ANONIMATO DE USUÁRIOS DO SECRET

O aplicativo Secret, que permite aos usuários compartilhar mensagens de forma oculta, teve a segurança de seu serviço colocado em xeque. Dois hackers americanos, Benjamin Caudill e Bryan Seely, conseguiram descobrir os autores de posts publicados no aplicativo.

Os dois identificaram os nomes de amigos de sua rede (usuários do app) e revelaram, inclusive, uma publicação feita pelo fundador do Secret, David Byttow. No post, Byttow diz: "Lucy não é a cachorra mais fofa?".
 
 Depois de meses de pesquisa, os hackers descobriram como ler o que seus contatos postavam no aplicativo. "Foi como colocar um gravador em um confessionário", disse Caudill, que também é CEO da empresa Rhino Security Labs, especialista em cibersegurança.

Para quebrar o aparente anonimato dos usuários do app, os especialistas usaram uma falha de segurança do aplicativo -- segundo o Secret, o problema foi resolvido. 

Em entrevista à revista Wired, o CEO Byttow afirmou que o seu aplicativo não garante o anonimato. "Não podemos dizer que você estará completamente seguro e anônimo todo o tempo", disse o executivo. 

Esta não é a primeira vez que um white hat — hacker do bem, que avisa uma companhia sobre falhas de segurança — identifica bugs no Secret. De acordo com a publicação, 38 especialistas descobriram mais de 42 falhas desde fevereiro.

Brasil — A distribuição do aplicativo Secret nas lojas on-line Google Play e App Store, da Apple, está proibida pela Justiça brasileira. A decisão liminar, da qual ainda cabe recurso, foi expedida pelo juiz Paulo Cesar de Carvalho, da 5ª Vara Cível de Vitória, no Espírito Santo, no início da semana. O magistrado alega que o programa viola o artigo 5º da Constituição Brasileira, que diz que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".

Fonte: VEJA

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.