;

Especiais

CONTA DE LUZ DEVE SUBIR 11,5% NESTE ANO, DIZ BC

O Banco Central (BC) projeta alta de 11,5% nos preços da energia elétrica no Brasil, além de esperar uma redução de 4,2% nas tarifas de telefonia fixa. As estimativas foram divulgadas nesta quinta-feira (5) na ata do Comitê de Política Monetária (Copom).
Na última ata, divulgada em abril, o governo esperava um reajuste de 9,5% nas contas de energia elétrica.

A ata se refere à reunião realizada na semana passada para definir a taxa básica de juros, a Selic, que foi mantida em 11% ao ano. Os membros do Copom discutem a situação econômica do país sob vários aspectos para definir se haverá ou não alteração na taxa.
O BC informou nesta ata que os efeitos de sua política econômica "em parte, estão por se materializar", e que ela tem de se manter "vigilante".

O Copom também afirmou que "as decisões futuras de política monetária serão tomadas com vistas a assegurar a convergência tempestiva da inflação para a trajetória de metas".

BC reduz projeção de inflação

O principal fator considerado pelo BC é a inflação, já que a taxa de juros normalmente é utilizada para controlar a alta dos preços. Na ata, o Copom informou que as projeções para inflação neste ano e no ano que vem diminuíram, mas continuam acima da meta do governo. A ata não traz os números das projeções.

O governo tem uma meta de manter a inflação em 4,5% ao ano, com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Ou seja, a tentativa é de manter a alta dos preços entre 2,5% e 6,5% ao ano.

O Copom eleva a Selic quando considera que a inflação está em alta. Essa taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. 

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. 

Quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o controle sobre a inflação.



Fonte: UOL

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.