;

Especiais

MASTURBAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA PODE PROVOCAR DISTÚRBIOS COMO A EJACULAÇÃO PRECOCE NA FASE ADULTA


Pesquisa constatou que 25,6% dos homens na faixa entre 26 e 40 anos têm ejaculação rápida


O estudo realizado em 2002 sobre a vida sexual do brasileiro, idealizado e coordenado pela médica psiquiatra Carmita Abdo, fundadora do ProSex – Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas, constatou que 25,6% dos 831 homens pesquisados, na faixa entre 26 e 40 anos, têm ejaculação rápida. Dos 749 homens que relataram ejaculação rápida, 44,6% ejaculam logo após a penetração.

Os resultados gerais mostram uma presença significativa dessa disfunção sexual masculina em nossa população e em todas as faixas etárias. Porém, muitos homens desconhecem o problema, principalmente no caso dos jovens, que acham normal a maneira como “funcionam”.

Podemos considerar como ejaculação rápida quando ela acontece antes, durante ou logo após a penetração, independente da vontade do homem. Em decorrência disso, ele não consegue satisfazer a parceira em pelo menos 50% das relações sexuais, já que a mulher precisa de maior tempo para atingir o orgasmo.
 
Problemas orgânicos podem ser uma das causas da disfunção, como certas doenças neurológicas. Mas, os aspectos psicológicos e comportamentais são os mais comuns. A ansiedade é a causa principal, geralmente associada a diversas situações: preocupação com o desempenho sexual, sentimentos de culpa, problemas financeiros e de relacionamento do casal, entre outros.

 A prática da masturbação concomitante a um quadro ansioso, na fase da puberdade, pode levar à disfunção. Um exemplo disso ocorre quando o adolescente se masturba rapidamente, no banheiro ou em seu quarto, e quer chegar logo ao gozo com medo de ser surpreendido ou importunado. Homens que têm transas rápidas durante um bom tempo também podem acabar perdendo o controle ejaculatório, além de experimentar uma diminuição do prazer.
Com o passar do tempo e tendo transas frustrantes, mais ansiosos os homens ficam, maior quantidade de adrenalina produzem e mais rapidamente ejaculam.

Caro leitor, pelo que descreveu esse é seu caso. Você já usou medicamentos, talvez antidepressivos para diminuir o nível de ansiedade, mas de nada adiantaram.
Para o êxito no tratamento, em muitos dos casos combinamos uma medicação com a terapia sexual. A partir de técnicas científicas e específicas, o homem desenvolve recursos para lidar com sua ansiedade, faz um treino para adquirir o controle ejaculatório e elabora questões ligadas às causas psicológicas, emocionais ou comportamentais que deram origem ao problema. Procure um (a) terapeuta sexual e faça uma avaliação.

2 comentários:

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.