;

Especiais

INTERESSEIROS TÊM COMPORTAMENTOS PARECIDO; CONHEÇA DEZ ATITUDES

 
Os personagens interesseiros de "Amor à Vida": Leila (à esq.), Félix e Aline
Você já reparou na quantidade de interesseiros que existe em "Amor à Vida"? Leila (Fernanda Machado) não sossegou enquanto não convenceu o namorado, Thales (Ricardo Tozzi), a seduzir Nicole (Marina Ruy Barbosa), para ficar com a herança da milionária; Aline (Vanessa Giácomo) apostou nos atributos físicos para encantar César (Antônio Fagundes), com a intenção de tomar a fortuna do médico; Félix (Mateus Solano) prejudica a irmã Paloma (Paolla Oliveira) e engana a mãe Pilar (Suzana Vieira) em busca do cargo de presidente do hospital San Magno.

Embora com objetivos distintos, os personagens vêm usando artimanhas semelhantes em busca do que querem na trama de Walcyr Carrasco. Longe da TV, os interesseiros também mentem e criam intrigas para convencer os outros a fazerem o que desejam. As motivações são as mais variadas possíveis: puxar o tapete do colega no trabalho, obter um cargo de chefia, seduzir alguém, desfrutar de bens materiais ou do status do outro. Nem sempre é fácil identificar alguém interesseiro, mas, prestando atenção a alguns comportamentos, dá para ficar com as antenas mais ligadas e se proteger. Veja dez atitudes comuns:
 
1. Forçar a aproximação: os interesseiros costumam fazer amizade com suas vítimas praticamente "na marra". Para isso, alegam ter interesses parecidos com os da pessoa, dizem gostar das mesmas coisas e até mentem sobre determinados fatos para fingir que têm algo em comum. Exemplo: "Jura que você foi nesse show? Eu também estava lá!". Segundo a psicóloga Maria Teresa Messeder Andion, especialista em neuropsicologia, o objetivo é forjar uma empatia imediata. "O interesseiro demonstra ser um amigo que estará presente em todos os momentos", diz.

2. Identificar os pontos fortes e fracos: além de coletarem informações sobre tudo aquilo que faz parte da vida de seu alvo, como gostos pessoais, hobbies e horários, os interesseiros têm faro apurado para descobrir o que atrai e repele seus "amigos". Esses dados são armazenados e usados nos momentos oportunos. Um bom exemplo aconteceu em "Amor à Vida": ao saber que César despreza quem só pensa em dinheiro, Aline fez questão de parecer humilde.

3. Manipular para conseguir o que quer: a manipulação é a regra de ouro do manual dos interesseiros. "Sorrateiramente, eles levam os outros a tomar decisões e atitudes que, de algum jeito, vão beneficiá-los. E isso inclui posturas antiéticas", expõe Maria Teresa. Seu poder de convencimento é tão bom –afinal, eles falam exatamente o que os outros querem ou precisam ouvir– que as pessoas acabam acreditando que a iniciativa foram elas mesmas que tiveram.

4. Falar pouco de si: a primeira razão para agir assim é simular que não se sentem importantes nem têm nada interessante a dizer e, assim, concentrar energias no alvo. A segunda é evitar cair em contradição e revelar sem querer suas reais intenções. "Se a vítima em potencial sente uma leve desconfiança e começa a observar o outro com maior cuidado, pode começar a achar alguns comportamentos estranhos", explica a psicóloga e psicanalista Margareth Neves Montenegro.

Confira aqui as outras atitudes.

Fonte: Uol Mulher

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.