;

Especiais

PAPO COM A NUTRICIONISTA : A IMPORTÂNCIA DO DESJEJUM

FOTO: GOOGLE
Olá e hoje no Papo com a Nutricionista vamos falar sobre o desjejum  e saber sua importância, tenho certeza que depois dessas dicas você que ainda não faz o seu desjejum ou acha que ele não é importante vai mudar de ideia.

O desjejum também é conhecido por quebra jejum, mata bicho, pequeno almoço ou café da manhã, a sua composição varia muito com as culturas e tem suas variações de acordo com as modificações da sociedade, cultura  de seus povos.

Desjejum também conhecido como café da manhã, recebe este nome por ser o que tira o jejum noturno.

Durante a noite enquanto dormimos, nosso corpo não recebe nenhum tipo de alimento, mas continua funcionando, utilizando as reservas ingeridas no dia anterior para que nossas funções vitais sejam mantidas viva

Quando acordamos, precisamos repor essas reservas para termos energia, para que o nosso corpo continue trabalhando bem durante o dia.

Então porque fazer o desjejum o café da manhã?? Aqui estão algumas razões importantes para isso acontecer:

FONTE DE ENERGIA
AJUDA A EMAGRECER
MELHORA O HUMOR
FORTALECE A IMUNIDADE

       A falta de Desjejum pode provocar:

Cansaço
Fadiga
Exageros Alimentares
Obesidade
Diabetes
Hipertensão Arterial

IMPORTANTE SABER:

Exercícios em jejum NÃO AJUDAM A EMAGRECER;
Pular o café da manhã diminui a capacidade de raciocínio.
Ficar em jejum causa dor de cabeça.

DESJEJUM BALANCEADO DEVE CONTER:

CARBOIDRATOS: (pão, aveia, granola, sucrilhos,biscoitos)
PROTEINA: (leite, queijo, iogurte, requeijão)
LIPIDIOS: (margarina, manteiga, maionese).

Como deixar o Café da Manhã mais saudável?

- Sempre inclua pelo menos um alimentos de cada grupo entre os citados acima.

- Prefira o leite desnatado ao integral, pois ele contém menores quantidades de gordura.

- Ao comer pães e cereais, prefira os integrais, eles contêm maiores quantidades de fibras e vão nos manter saciados por mais tempo. Utilize também a farinha integral ao invés de farinha branca nas preparações caseiras, como pães e bolos.

- Procure variar nas frutas. Todas as frutas são ótimas para a saúde, mas cada uma delas contém vitaminas diferentes e essenciais ao organismo.

- Cultive o hábito de adicionar linhaça, aveia ou granola no café da manhã. Por exemplo: misture duas colheres de sopa de aveia em flocos ao leite, nas frutas, ou até mesmo em vitaminas de frutas batidas com leite.

Uma alimentação saudável iniciasse com um bom desjejum. 

Dra. Ana Paula Scaini
Nutricionista Clinica
Personal Diet
CRN1 7015-P

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.