;

Especiais

INCLUSÃO SOCIAL MARCA A 5° EDIÇÃO DO ARTE NA ESCOLA EM ALTO TAQUARI


Todos aguardando ansiosos pelo inicio das apresentações. 
Aconteceu na última sexta-feira (20), na Escola Municipal Professora Elzinha Lizardo Nunes, a 5° edição do projeto “Arte na Escola”. O projeto envolve os alunos do ensino fundamental 1 e 2 da Escola Municipal e tem como objetivo trabalhar com o desenvolvimento comportamental dos alunos e, ao mesmo tempo ensiná-los sobre a arte que envolve a dança, teatro e a música.
                              
Ao total foram vinte e seis apresentações entre teatros, músicas, dança e declamação de poemas. Em algumas apresentações o publico pode perceber a inclusão de crianças especiais o que mostrou que o projeto além de ensinar um pouco da cultura aos alunos ele ensina a respeitar as diferenças.

Para o diretor da escola José Carlos Oliveira, o projeto Arte na Escola  é muito importante não apenas para ensinar as crianças sobre a arte, mas também sobre a  inclusão social, “você desenvolve um lado artístico dos alunos o que é  muito importante ao mesmo tempo que aprendem a respeitar os colegas especiais que também participam das apresentações”, disse o diretor.

  A violeiro Pâmela Viola fez uma apresentação especial nesta 5ª edição do Arte na Escola, ela tocou algumas modas de viola e falou da alegria de estar mais uma vez em Alto Taquari, “eu sinto uma felicidade muito grande quando venho apresentar aqui, sou recebida muito bem e o publico gosta da moda caipira”, concluiu a violeira.

O evento contou também com a presença dos pais dos alunos, de alguns populares, vereadores, do secretário de esportes cultura e lazer senhor Marco Aurélio, de todo os professores da rede de ensino municipal que estavam na organização do mesmo.

Ao final todas os alunos envolvidas nas apresentações  receberam  uma medalha de participação.

Para os alunos este projeto é muito importante uma vez que aprendem mais sobre a cultura do Brasil e podem no palco mostrar aos seus pais que aprendem muito na escola, “eu particularmente acho isso muito importante porque é uma forma de introduzir a cultura em nosso município” concluiu Karina Oliveira da Silva, aluna do 9ª que recitou  o poema  “Teus ombros suportam o mundo” de Carlos Drummond de Andrade.


O PROJETO

A professora e coordenadora pedagógica Carla Gifani é a autora do projeto, que foi criado em 2011. O objetivo desse projeto é fazer um manifesto de conscientização entre as crianças e a população através da arte.


“O projeto tem como objetivo utilizar a arte na escola como mecanismo de combate á violência e á criminalidade; a conscientização do aluno como agente cultural ativo e, por último, o papel da diversidade cultural na formação da comunidade escolar”, afirmou a criadora do projeto, a professora e orientadora pedagógica Carla Gifani.


Bruna Cristina do 9° ano se diverte na apresentação da música tema do projeto.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.