;

Especiais

SOLUCIONADO O CASO DO "EQUATORIANO" QUE MORAVA NO LIXÃO DE ALTO TAQUARI

Sr.Miguel embarca rumo a Goiás/Foto: Rodrigo Vialle

       No dia 07 de maio a emissora de TV local divulgou uma matéria em seu programa diário a respeito da condição de um morador de rua que vivia no lixão de Alto Taquari. Segundo as informações divulgadas, o senhor Miguel morava há cinco meses nas intermediações do lixão municipal.


"Agora vamos ver o que as autoridades competentes possam fazer com o caso do Miguel que vive no lixão de Alto Taquari a cerca de cinco meses”, concluiu o repórter no final de sua reportagem.
            
            ENTENDA O CASO

O caso do senhor Miguel chegou ao conhecimento da população e dos órgãos responsáveis após a divulgação da reportagem pela emissora local onde se cobrava as autoridades locais para a solução do caso do referido senhor. Assim para saber qual foi a conclusão do mesmo realizamos uma entrevista com a Secretária Municipal de Assistência Social, senhora Juliana Magalhães Simões de Sá e com Assistente Social Silvana Lucilia Monteiro Sampaio e agora trazemos ao seu conhecimento algumas  informações que não foram divulgadas na  reportagem veiculada  pela referida emissora a qual no nosso entendimento deveria acompanhar o caso até a sua resolução.

Após o conhecimento do caso, a assistente social foi até o lixão, onde conversou com o senhor Miguel que recusou a ajuda para sair dali e concluiu dizendo “prefiro permanecer livre, não quero ter contato com ninguém, não preciso de ajuda de ninguém, minha vida é estar pelas ruas apenas quero ficar sozinho”.

Em seguida ao primeiro contato com o senhor Miguel e vendo que o mesmo estava resistindo e recusando a ajuda oferecida, a Secretaria Municipal de Assistência Social protocolou no dia 15 de maio do corrente ano o Ofício nº 069, encaminhado ao senhor João Batista de Oliveira, Promotor de Justiça de Alto Taquari.  No ofício solicitava orientações cabíveis para o caso do senhor Miguel e relatava também a dificuldade que a equipe técnica da assistência social teve em localizá-lo e ainda traz  a narrativa do diálogo que a assistente social teve com ele ressaltando sua resistência em aceitar a ajuda da assistência social.


A SOLUÇÃO
           
No dia 20 de maio, após 13 dias da publicação da história do senhor Miguel pela emissora local, a Secretaria Municipal de Assistência Social com a ajuda da Polícia Militar solucionou o caso.   
                       
            “Nós o encontramos no antigo lixão, e com a ajuda da polícia conseguimos traze-lo até a secretaria. Conversamos muito com ele, tentamos tirar maiores informações sobre familiares, as clínicas onde ele esteve internado, mas ele não dava informações precisas, uma hora dizia uma coisa depois outra. Nós oferecemos tratamento, moradia, no entanto, ele recusou e falou que queria apenas ir embora para Goiânia e que não queria morar mais na cidade” relatou Silvana Sampaio a assistente que atendeu o caso.

       Após a chegada do senhor Miguel a Secretaria Municipal de Assistência Social, o mesmo foi direcionado ao Centro de Convivência ao Idoso – (CECOI), onde recebeu assistência e tomou um banho, recebeu roupas novas, alimentação e passou a noite.
             
         Na manhã do dia 21 o senhor Miguel foi encaminhado para a rodoviária de Santa Rita do Araguaia, onde embarcou para Goiânia, capital do Estado de Goiás.

        “A Secretaria Municipal de Assistência Social conta com uma equipe técnica que trabalha para auxiliar as pessoas que precisam de cuidados sociais. No caso do senhor Miguel as ações só foram possíveis após um monitoramento do caso que foi feito por uma equipe qualificada para tal função. Gostaríamos aqui de agradecer a ajuda da Policia Militar por ter acompanhado nossa assistente social até o lixão e ter conduzido o senhor Miguel até a cidade”, concluiu a secretária de assistência social, senhora Juliana Magalhães Simões de Sá.

 
Senhor Miguel faz sua primeira refeição no CECOI



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.