;

Especiais

Brasil registra 200 mil partos por ano de meninas de 10 a 19 anos

Fonte: Cultura Foto: Unsplash
 
O Brasil registrou 193.034 nascimentos de bebês de mães com idade entre 10 e 19 anos. Do total, 7.464 bebês foram gerados por meninas de até 14 anos. Os dados são do Ministério da Saúde. 

Nesta faixa etária, os riscos à saúde como aborto, diabetes gestacional e parto prematuro são ainda maiores. há ainda implicações sociais, sendo o abandono escolar a principal delas.


“Quanto mais a gente fala sobre o cuidado, a gente empodera as pessoas em relação ao quanto elas conhecem do próprio corpo. E conhecer o próprio corpo é também conhecer a própria sexualidade, é também saber o que vai fazer com esse corpo, como esse corpo vai se comportar no mundo”, explica a psicóloga Cibele Arcanjo.

Segundo Aline Martins, assistente social da Fiocruz, embora os números venham diminuindo, o tema ainda levanta preocupação e afeta mais meninas de alguns grupos.

"Por cor, a gente vai ver que as adolescentes de cor branca tiveram uma queda muito maior no número de gravidez na adolescência do que as adolescentes pretas e pardas. Quando a gente também separa isso pelo IDH, a gente vê que os estados brasileiros com maior IDH diminuem mais a gravidez na adolescência”, explica.



 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.