;

Especiais

Cerca de 14% dos produtos de limpeza consumidos no Brasil são clandestinos

Fonte: TV Cultura Foto: Reprodução 
 

Cerca de 14% dos produtos de limpeza consumidos no Brasil são clandestinos. O consumo de detergentes, desinfetantes e alvejantes sem origem comprovada aumenta o risco de intoxicação e acidentes graves, especialmente entre as crianças.

O aumento é preocupante, uma vez que esses produtos não têm registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e são comercializados em embalagens improvisadas, como garrafas pet recicladas. O risco é de intoxicação, queimaduras e problemas respiratórios, como asmas e bronquite, principalmente em crianças.

Segundo o levantamento, 20% das empresas também compram produtos clandestinos, sobretudo micro e pequenas, compram no mercado informal. No nordeste, o desinfetante hospitalar é o campeão, com 48% de preferência.

A fabricação e venda desses produtos é crime. Fabricar ou armazenar sem autorização da Anvisa é considerado crime contra a saúde pública.

A pena é relativamente alta considerando os crimes do Código Penal. A gente está falando de 10 a 15 anos de reclusão, é um crime comparado ao crime hediondo, o que significa dizer que a pessoa não tem nem os benefícios de progressão de regime em relação a um crime comum”, explica o advogado Stefano Ribeiro Ferri.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.