;

Especiais

Brasil reduz transmissão do HIV de mãe para filho

Fonte: Agência Brasil Foto: WALTERSON ROSA/MS

O Brasil praticamente zerou a taxa de transmissão do HIV de mãe para filho, a chamada transmissão vertical, e de infecção em crianças nos últimos dois anos. Em 2023, a taxa foi menor que 2% e a incidência de HIV em crianças foi inferior a 0,5 caso por mil nascidos vivos. Agora, o país está pleiteando a certificação internacional que reconhece a eliminação do HIV de mãe para filho.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregou, na terça-feira (3), para o representante da OPAS, a Organização Pan-Americana de Saúde, no Brasil, Cristian Morales, o relatório que confirma estas informações e mostra as iniciativas do governo brasileiro para a conquista do selo, como a oferta de testes para as gestantes e de medicação quando necessária durante o pré-natal.

O ministro destacou que o dossiê afirma claramente que o Brasil é o maior país do mundo a ter alcançado a eliminação da transmissão vertical do HIV, se juntando a outros 19 pelo mundo que eliminaram esse tipo de transmissão do vírus que provoca a Aids.

Mas, afirmou que, além de comemorar, é preciso manter a vigilância e as ações de prevenção.

Padilha salientou que atualmente os maiores índices de infecção por HIV acontecem entre homens jovens, por isso, a importância da medicação preventiva que, comprovadamente reduz o risco da doença.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.