;

Especiais

Lei garante ajuda financeira para esportistas em Alto Taquari

Foto reprodução prefeitura de Santo Antônio do Amparo

Atletas amadores e residentes de Alto Taquari, têm um importante suporte para suas jornadas esportivas. A Prefeitura Municipal oferece auxílio financeiro para participação em competições por todo o Brasil, através da Lei nº 1247/2021, que instituiu o Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Amador, denominado Lei Marco Antônio Moura, em 2021.

O programa, em vigor desde 2021, busca fomentar o desenvolvimento esportivo no município, fornecendo auxílio financeiro a atletas e equipes esportivas amadoras. O valor do auxílio pode chegar a R$ 1.000,00 por evento esportivo, calculado levando em consideração a distância da competição.

Como Funciona o Incentivo

O auxílio financeiro tem como objetivo custear ou reembolsar despesas relacionadas à participação em eventos esportivos, incluindo despesas com acompanhante e/ou instrutor, se necessário.

Os objetivos do programa são amplos e visam:

  • Amparar e incentivar a formação de novos atletas.

  • Incentivar e custear a participação em eventos esportivos.

  • Auxiliar na aquisição de materiais esportivos.

  • Elevar o nível técnico das seleções municipais.

Quem Pode se Beneficiar?

A lei prioriza o repasse dos incentivos a atletas e equipes amadoras nas categorias Infanto Juvenil, Juvenil, Juniores e Adulto, com foco em:

  • Portadores de deficiência.

  • Atletas carentes.

  • Atletas e equipes de alto rendimento.

É importante ressaltar que atletas ou equipes que já recebem bolsa-auxílio ou outros benefícios de programas de incentivo ao esporte amador dos Governos Estadual ou Federal não podem se beneficiar desta lei municipal.

Responsabilidades e Penalidades

Para garantir a transparência e o bom uso dos recursos, atletas e equipes beneficiadas devem prestar contas dos valores recebidos em até 30 dias após o evento. A prestação de contas deve ser feita através da apresentação de notas, recibos, passagens, etc. O não cumprimento dessa exigência impede o recebimento de novos recursos do poder público municipal para futuros eventos esportivos.

Além disso, o auxílio esporte pode ser perdido e o valor devolvido caso o atleta ou equipe:

  • Receba punição por indisciplina.

  • Cause distúrbios durante a competição.

  • Desacate superiores técnicos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.