Favoritismo
Meditação: Se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado… (Tiago 2:9)
Pensamento: Deus nos acolhe em Sua comunhão. Quem somos nós para excluir outras pessoas?
Leitura: Tiago 2:1-9.
Mensagem:
Favoritismo
Em seu fascinante livro: Alho e Safiras: A vida secreta de uma crítica de gastronomia disfarçada (Ed. Objetiva, 2016), Ruth Reichl faz reflexões a respeito de seus 6 anos como crítica de restaurantes para um grande jornal. Por ser a crítica mais influente do país, restaurantes importantes postavam a sua foto para que os seus empregados pudessem reconhecê-la. Na esperança de ganhar uma classificação elevada no jornal, apresentavam a ela seu melhor serviço e sua melhor cozinha.
Para contrapor, Ruth desenvolveu uma estratégia inteligente. Querendo ser tratada como qualquer cliente, ela se disfarçava. Em certa ocasião, vestiu-se como uma senhora de idade. O pessoal do restaurante a fez esperar por muito tempo para sentar-se, e foi desatencioso com os seus pedidos.
Na igreja primitiva, Tiago pronunciou-se contra o favoritismo: “[Se] tratardes com deferência o que tem os trajes de luxo e lhes disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé, ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, não fizestes distinção entre vós mesmos…” (Tiago 2:3,4).
Quando as pessoas vão às nossas igrejas, será que as tratamos com imparcialidade? Ou mostramos favoritismo aos ricos e à elite? Deus nos chama para demonstrarmos interesse e preocupação por todas as pessoas, independentemente de suas posições sociais. Vamos acolher a todos para que se juntem a nós em adoração ao Rei!
FONTE:
H. Dennis Fischer
Pão Diário – Ministério RBC
MENSAGENS QUE EDIFICAM
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.