;

Especiais

Reacendendo a paixão


Amar ao Senhor sobre todas as coisas é o maior mandamento bíblico. Existem duas problemáticas que afastam a paixão, aqueles que nunca conheceram a Deus e por isso não podem amá-lo, e, também, quem um dia o amou mas em sua jornada deixou de amar.

Esse estudo se volta a aqueles que abandonaram seu primeiro amor ou que nunca se aproximaram do amor de Cristo. Baseado no livro “ATÉ QUE NADA MAIS IMPORTE”, esse artigo tratará o porquê e como é possível resgatar a paixão.

Em Apocalipse 2.2-5, na carta a Igreja de Éfeso, há uma repreensão quanto ao amor:

” Conheço as obras que você realiza, tanto o seu esforço como a sua perseverança. Sei que você não pode suportar os maus e que pôs à prova os que se declaram apóstolos e não são, e descobriu que são mentirosos. Você tem perseverança e suportou provas por causa do meu nome, sem esmorecer.

Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou o seu primeiro amor.

Lembre-se, pois, de onde você caiu. Arrependa-se e volte à prática das primeiras obras. Se você não se arrepender, virei até você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.”

O PRIMEIRO AMOR

Em uma das parábolas de Cristo existe uma referência ao Reino dos Céus como um tesouro (Mateus 13.44). Jesus acima de todas as coisas.

“O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou e escondeu. Então, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.”

Não apenas transbordou de alegria porque sabia o quão inestimável era seu tesouro, mas, abandonou tudo que tinha para desfrutar do tesouro. Assim é um encontro com Jesus, o primeiro amor.

Essa alegria inicial não deve ser momentânea, é necessário cultivar o primeiro amor. Em Mateus 13.18-23, Jesus explica a parábola do Semeador e fala sobre como cada solo recebe a semente, semelhante aos corações. Muitas vezes alguns cristãos permitem que a alegria desapareça diante de algumas provações, assim como o solo rochoso, porque não tem sua raiz em profundidade no amor de Cristo.

É possível que mesmo em meio a momentos difíceis a alegria permaneça e assim o amor ao Senhor, porque o fundamento está em Sua Palavra que nunca mudará e não em circunstâncias voláteis.

A PERDA DO PRIMEIRO AMOR

A perda do primeiro amor não pode ser vista como um momento de crise, é uma queda, um pecado, e precisa de arrependimento. Continuar dedicado ao trabalho do Senhor não significa que a paixão esteja intacta, ao advertir a igreja esse é, justamente, o apontamento de Cristo. É necessário que volte, veja onde caiu e se arrependa.

Não significava que a igreja não o amava mais, por completo, mas que não havia a mesma intensidade de um coração apaixonado que queimava por Cristo. O primeiro amor é como fogo, precisa ser alimentado para que não se apague.

Para evitar a perda do amor é necessário que o cristão se posicione e enfrente aquilo que pode o afastar da ardente paixão por Cristo.

O CONVÍVIO COM O PECADO

Conviver com o pecado não é pecar em si, mas enxergar a sociedade pecaminosa com naturalidade e já não dar importância devida àquilo que é errado.

É necessário cuidado para não deixar com que o pecado daqueles que estão ao redor, não torne a inversão de princípios aceitável. Mesmo que o pecado não seja cometido pelo indivíduo, conviver de maneira natural com ele, faz com que o coração se afaste do primeiro amor.

Salomão em Provérbios 8.13, instrui a todo aquele que crê em Cristo sobre o que é o temor ao Senhor:

“O temor do Senhor consiste em odiar o mal. Eu odeio a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca que fala coisas perversas.”

A FALTA DE PROFUNDIDADE

Desenvolver profundidade no relacionamento com o Senhor é um dos segredos para que a alegria inicial não seja perdida. Jesus enfatiza a necessidade de uma profundida intencional com Deus na parábola do semeador:

“Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria. Estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.” Lucas 8.13

Aqueles que são como pedra representam a falta de uma vida com Deus, a alegria de se encontrar com o Pai não é suficiente para que a semente não seja sufocada, na profundidade raízes são criadas e nutridas para que em momentos de provação a semente permaneça e germine.

A partir do momento que raízes profundas são desenvolvidas a fé é fortalecida. Viver com o objetivo de ter um relacionamento de intimidade com Cristo irá tornar sua fé inabalável, como consequência, o amor por Ele não se esfriará.

A FALTA DE TRATAMENTO

Outro fator que contribui para o esfriamento do amor por Deus é achar que certas áreas não precisam ser tratadas, porém quando deixadas de lado são essas que irão sufocar a frutificação da Palavra.

“Outra caiu no meio dos espinhos; e os espinhos, ao crescerem com ela, a sufocaram. ” Lucas 8.7

Hoje, áreas não tratadas, podem parecer não nocivas, mas com o passar do tempo gerarão frutos de incredulidade, sufocando a paixão e afastando a caminhada com Cristo.

Esse cair pode não ser instantâneo, mas envolve, repetidas vezes, a negligência. Deus deseja moldar a cada um por inteiro, em todas as áreas, permita que essa transformação alcance lugares que são escondidos e assim tire todos os espinhos, trazendo à tona o melhor de Deus.

AS DISTRAÇÕES

Deus é o primeiro. Não há como dividir o trono com o trabalho, família e afazeres. Isso não significa negligenciar nenhuma dessas áreas, mas as colocar no lugar correto em relação a Deus.

Dar mais importância a outras áreas da vida, sejam elas redes sociais, programas de televisão ou até tarefas, podem tornar-se motivo de distração para a nossa comunhão com o Senhor.

“Mas o Senhor respondeu:

— Marta! Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas, mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lucas 10.41-42

Nada é mais importante do que a busca a Deus, é necessário vigiar com relação

a todas as coisas que podem tirar o foco de Cristo. Até mesmo aquilo que é lícito e bom pode ser uma distração.

Essa é a instrução de Jesus:

“Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. ” Mateus 6.33

AMOR INCORRUPTÍVEL

Perder o primeiro amor não é um caminho sem volta, é necessário resgatar a memória e arrepender-se por ter deixado de lado essa paixão que uma vez ardeu. Para isso é preciso recomeçar, retornar ao início da caminhada e aprofundar-se de forma que alimente o primeiro amor.

O apóstolo Paulo em Efésios 6.24, encerra sua carta dizendo:

“A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.”

Esse amor incorruptível está associado a glória, honra e vida. Um amor puro e sincero que não se corrompe. Essa deve ser a busca do cristão: um amor perpétuo que não será abalado pelas dificuldades e provações, que tem suas raízes fundamentadas em Cristo. Que tirou todos os espinhos e agora pode crescer em amor. Viver de forma que a fascinação por Jesus seja a única coisa que realmente importa, buscá-lo até que nada mais importe!

Fonte: Orvalho.com

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.