;

Especiais

Homem é preso por planejar ataque ao revezamento da tocha olímpica

Fonte: GE Foto: Getty Images

Na semana passada, um homem foi preso por planejar um ataque ao revezamento da tocha olímpica na cidade francesa de Bordeaux. A informação foi divulgada pelo ministro do Interior na França, Gérald Darmanin, nesta quinta-feira. De acordo com a BBC, a polícia iniciou a investigação após o homem ter feito postagens nas redes sociais ameaçando o ataque. Nas postagens, o homem também fazia referência a um tiroteio em massa em Isla Vista, na Califórnia, que aconteceu em 2014 e matou seis pessoas.

Ainda segundo a BBC, o suspeito admitiu que tinha “considerado um ato sem localização específica". De acordo com as informações, o homem não tinha antecedentes criminais, mas os policiais apreenderam um revólver de borracha, vários celulares e um computador em sua casa. O ministro francês divulgou a prisão em suas redes sociais e elogiou a ação policial.

— Um indivíduo que planejava uma ação violenta durante a passagem da tocha olímpica em Bordeaux foi preso. Obrigado aos policiais e, de forma mais ampla, a todos os agentes do Ministério que asseguraram esta festa popular com notável profissionalismo e empenho — escreveu o ministro na postagem.

A tocha olímpica está no início de um trajeto de cerca de 12.000 km em torno da França. Especialistas anti-drones juntaram-se à polícia para garantir a segurança do evento. O revezamento vai ter 68 etapas na França, percorrendo 400 cidades.

O presidente francês Emmanuel Macron afirmou que o país já tem planos de transferir o local da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em caso de terrorismo. Originalmente, o evento será realizado no Rio Sena. Porém, segundo Macron, caso hajam ameaças terroristas, a celebração será deslocada para o Trocadéro ou para o Stade de France.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.