;

Especiais

Brasil passa a adotar esquema de dose única de vacina contra o HPV

Fonte: Tv Cultura  Foto:Flickr/

 

O ministra Nísia Trindade (Saúde) anunciou na terça-feira da semana passada,  a vacina de dose única contra o HPV, vírus associado a mais de 90% dos casos de câncer de colo de útero. O imunizante será disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos.

Imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, que também podem receber a vacina na rede pública, seguem com o esquema anterior (duas ou três doses).

A medida segue uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2022, pesquisadores revisaram evidências da eficácia de mais de uma dose. Foi concluído que uma única dose já oferece uma proteção significativa contra o HPV.

A OMS também acredita que o esquema vacinal com apenas uma dose pode pode aumentar a cobertura vacinal.

O Ministério da Saúde também pediu para os estados e municípios fazerem campanhas para vacinar os jovens de até 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV.

Além da dose única, a pasta também incluiu um novo grupo de pessoas entre os prioritários para receber a vacina: pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR), de qualquer idade.





 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.