;

Especiais

CRM barra 3 mil profissionais sem revalidação de diploma de atuarem como médicos em MT

 
Fonte: G1MT Foto: CC0 Public Domain/Divulgação

O setor jurídico do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) reverteu cerca de três mil ações de pessoas formadas em medicina em outros países e que buscavam o registro profissional no Brasil sem a revalidação do diploma.

Em nota, o órgão disse que a atuação do setor jurídico do CRM em processos como esses é fundamental para garantir que a prática médica seja realizada por profissionais devidamente qualificados.

Segundo o conselho, a revalidação de diplomas médicos é um procedimento legalmente estabelecido e necessário para assegurar que os médicos formados no exterior atendam aos padrões exigidos no Brasil.

Os processos, que estão em tramitação na Justiça Federal, colocariam em atividade 3 mil profissionais sem a devida comprovação de que possuem conhecimentos técnicos para exercer a medicina, explicou a chefe do setor jurídico do CRM.

O número de ações colocou Mato Grosso na primeira posição entre aqueles em que mais ocorreram procedimentos como esse, ficando à frente do Amapá, que é o segundo colocado, com cerca de 500 processos.

Entenda a lei

A revalidação de diplomas está prevista no artigo 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Segundo o artigo, os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente.

Esse processo é fundamental para que seja assegurado que somente profissionais qualificados atendam a população.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.