;

Especiais

Propósito de Deus: como descobrir e entender o seu (reflexão bíblica)

Fonte: Bibliaon Imagem de congerdesign por Pixabay


Deus criou cada um de nós com um propósito em comum: expressarmos a glória do Senhor através dos nossos talentos, sermos obedientes a Ele e amarmos as outras pessoas.

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
- Mateus 5:16

Existem 3 atitudes que podem nos ajudar a descobrir o propósito na vida dado por Deus:

  1. Ouvindo a Deus: Ore e medite sobre o que Deus está dizendo para você. A Bíblia nos ensina que Deus fala conosco de várias maneiras, incluindo através de Sua Palavra, oração, pessoas e circunstâncias. Esteja aberto e disposto a ouvir a voz de Deus, pois Ele pode estar guiando você em direção ao seu propósito.
  2. Servindo aos outros: Muitas vezes, descobrimos nosso propósito quando servimos aos outros. Deus nos chama para amar e cuidar do próximo, encontrar maneiras de fazer isso pode nos levar a descobrir nossos dons e talentos. Ao servir aos outros, você poderá encontrar o seu propósito e fazer a diferença no mundo.
  3. Desenvolvendo seus talentos: Pense no que você gosta de fazer e no que você é bom em fazer. O que te faz sentir realizado? Deus nos dá talentos por uma razão, são essas habilidades que nos conduz ao nosso propósito na vida.

Quando seguimos a vontade de Deus e a Sua Palavra, Ele nos conduz a um caminho que ultrapassa todas as nossas expectativas. Por isso, devemos confiar na sabedoria de Deus e permitir que Ele nos guie, sabendo que o Seu plano para nós é muito maior do que nossos objetivos pessoais.

Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam.
- 1 Coríntios 2:9

Como encontrar o meu propósito de vida

Segundo a Bíblia, o propósito de Deus para a vida de cada pessoa é glorificar a Ele e cumprir Sua vontade.

Pois somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
- Efésios 2:10

Essa passagem nos ensina que fomos criados por Deus com um propósito específico, cada pessoa tem um talento que pode ser usado para engrandecer o nome de Deus.

Algumas pessoas são abençoadas com talentos musicais e podem usar sua voz ou instrumentos para louvar a Deus e tocar a vida de outras pessoas. Outros têm uma habilidade para evangelizar e compartilhar a mensagem de Cristo. Alguns se expressam através da arte e da escrita, enquanto outros são generosos e usam seus recursos para ajudar os necessitados em nome de Deus.

Independentemente da sua habilidade, a chave é usar seus dons para glorificar a Deus e ajudar as pessoas a conhecerem a Jesus.

Veja 5 pontos que podem te ajudar a descobrir o seu propósito específico:

  1. Busque a Deus em oração e leia a Bíblia para entender Sua vontade.
  2. Analise seus talentos para ver como pode usá-los para servir a Deus.
  3. Esteja atento as oportunidades na vida, vendo como podem estar conectados com o propósito de Deus.
  4. Peça conselhos de pessoas maduras na fé para poderem ajudá-lo a discernir o propósito de Deus em sua vida.
  5. Esteja disposto a dar passos de fé, experimente diferentes áreas de serviço na sua igreja local ou na sua comunidade.

Como entender e cumprir o meu propósito

É importante entendermos que o nosso propósito de vida só faz sentido quando colocamos em prática. Quando descobrimos para que fomos criados por Deus, encontramos segurança e paz, mesmo diante dos desafios que surgem em nosso caminho.

Seguindo a vontade de Deus e obedecendo à Sua Palavra, estaremos cumprindo o nosso propósito. Quando compreendemos que tudo em nossa vida contribui para a glória de Deus, passamos a encarar as adversidades objetivamente, tendo fé e confiança em Deus no Seu propósito para nossas vidas.

Cumprir o nosso propósito nos traz paz, segurança e dá sentido à nossa existência. Não estamos aqui sem rumo, fomos criados para glorificar a Deus através da nossa vida.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.