Anatel quer que chamadas de call center sejam identificadas com nome da empresa e assunto
A Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) informou no final de Abril que vai começar a
implementar, em conjunto com as operadoras de telefonia, protocolos para que
chamadas de empresas de call center sejam identificadas e autenticadas com o
nome da empresa e o assunto.
Gustavo Santana Borges,
superintendente de Controle de Obrigações, diz que a expectativa é que a medida
comece a ser implementada neste ano, mas ganhe mais adesão em 2024. A adesão
será opcional.
Funcionará assim: a Anatel, em
parceria com as operadoras, estabelecerá os protocolos e requisitos para
identificação e autenticação das chamadas.
Depois, as operadoras contratarão
os sistemas para viabilizar a medida. Uma vez que os sistemas estejam
implementados, as operadoras poderão oferecer aos seus clientes. O foco são as grandes
empresas de call center.
Caso a empresa de call center
venha a aderir à medida, as ligações de seus clientes passarão a ser
identificadas no visor do celular com informações como:
- nome da empresa
- número
- logomarca da empresa
- assunto da chamada
Também haverá um selo
identificando que é um número autenticado, ou seja, validado, não se tratando
de uma ligação fraudulenta, por exemplo.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.