;

Especiais

Ministério da Saúde estuda incorporar nova vacina contra a dengue ao SUS

SAÚDE 

Fonte: G1 Foto: Reprodução Guia da Farmácia 



O Ministério da Saúde anunciou que vai pedir à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que avalie a vacina Qdenga, aprovada na na última quinta-feira (2) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O imunizante, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda, é o primeiro aprovado no país para a faixa etária de 4 a 60 anos de idade -- independemente de exposição prévia ao vírus da dengue.

Nessa avaliação, a Conitec vai levar em conta os benefícios da vacina e a segurança para a população, além da capacidade do SUS para oferecê-la aos pacientes. A partir do parecer da Comissão, baseado em evidências científicas e fatores sociais, o Ministério da Saúde decidirá se a nova vacina será ofertada pela rede pública.

Em entrevista ao g1 e à GloboNews, a diretora-executiva de assuntos médidos da Takeda no Brasil, Dra. Vivian Lee, disse que o laboratório espera que a vacina chegue a clinicas particulartes do Brasil no segundo semestre deste ano. A empresa vai aguardar o fim das discussões, no Ministério da Saúde, para definição de preços do imunizante.

A vacina Qdenga mostrou, em ensaios clínicos, ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

Segundo o laboratório, 28 mil crianças e adultos participaram dos testes em países onde vírus da dengue circula. No Brasil, os ensaios clínicos aconteceram em quatro cidades, com cerca de 1.800 voluntários de 4 a 16 anos de idade. A vacina é produzida em uma fábrica na Alemanha.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.