;

Especiais

Veja fotos de antes e depois da separação de siameses brasileiros

BRASIL

Fonte: Metrópoles  Foto: Reprodução Metrópoles



Os gêmeos siameses que nasceram unidos pelo crânio, Arthur e Bernardo Lima, de 3 anos, foram separados após 27 horas de cirurgias.

As cirurgias foram realizadas por médicos brasileiros e britânicos no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro. Segundo a Gemini Untwined, instituição britânica especialista em cirurgias de separação, o caso dos brasileiros foi o mais complexo realizado até então.

Os gêmeos estão se recuperando bem no hospital e passarão por reabilitação de seis meses. Veja imagens depois da cirurgia:


Meses de treinamento

As equipes passaram meses testando realidade virtual com base em tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas de Arthur e Bernardo. À BBC, o cirurgião Noor Jeelani afirmou ser a primeira vez que médicos em países separados usam fones de ouvido e operam juntos em uma sala de realidade virtual.

O médico contou ter ficado “totalmente esgotado” após 27 horas de trabalho, com apenas quatro pausas de 15 minutos para comer e beber água. Ainda assim, para Jeelani, foi “maravilhoso” ver a felicidade da família com o resultado.





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.