;

Especiais

Exportação de soja recua no 1º semestre, afirma Anec

AGRO 

Fonte: Globo Rural  Foto: Rafel Silvério 


A queda de 8,87% no volume exportado de soja brasileira no primeiro semestre deste ano ante igual período do ano passado, para 55,1 milhões de toneladas, deve-se ao menor volume embarcado para China e Holanda, diz a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Em boletim sobre o andamento das exportações da safra, a entidade informa que o envio do grão ao país asiático - principal destino do produto - recuou 11,2%, para 36,9 milhões de toneladas. Para a Holanda, quarto maior destino das exportações de soja do Brasil, os embarques diminuíram 32,2% nos primeiros seis meses deste ano, a 1,7 milhão de toneladas.

A Anec prevê que as exportações do País totalizem 74 milhões de toneladas na safra 2021/22, ante estimativa inicial de 92 milhões de toneladas destinadas ao mercado externo. A associação atribui o resultado à menor colheita.

"Nesta safra (2021/22), houve uma quebra de safra expressiva, de aproximadamente 20 milhões de toneladas abaixo do esperado", apontou a entidade. A Anec estima produção de 124,3 milhões de toneladas, contra 144 milhões de toneladas inicialmente previstas, o que se deveu à estiagem que afetou a produção do Sul do País.







Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.