;

Especiais

Projeto castra cães e gatos sem custo em Barra do Garças (MT)

MATO GROSSO 

Fonte: G1 Foto:Reprodução G1



Um programa gratuito para castração de cães e gatos é realizado em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. O animal precisa ter, no mínimo, seis meses de vida. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo do programa é realizar o controle populacional.

A iniciativa é da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade de Vigilância e Zoonoses, com realização de uma clínica veterinária.

No caso das fêmeas, é preciso estar entre o primeiro ou segundo cio e não testar positivo para leishmaniose visceral na data agendada para a cirurgia.

O cadastro para o procedimento de castração dos animais prioriza a população de baixa renda.

Os tutores dos animais podem realizar o cadastro em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Basta preencher a ficha fornecida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses. O cadastro segue até esta sexta-feira (2).

Para realizar o cadastro, o tutor deve apresentar documentos pessoais, comprovantes de residência no município e participação em programa social, ou receber até dois salários mínimos.

Após o preenchimento, as fichas serão analisadas pela Vigilância de Zoonoses e, posteriormente, encaminhadas para a clínica.

Apesar do programa não solicitar taxa de cobrança em relação ao atendimento clínico, é responsabilidade do tutor a aquisição da medicação do pós-operatório, assim como levar e buscar o animal para o atendimento no dia da cirurgia.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.