;

Especiais

Motoristas com carteira vencida até junho de 2021 têm até 31 de julho para renovar documento, diz Detran

MATO GROSSO

Fonte: G1  Foto: Reprodução Detran 


Os motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencidas entre janeiro e junho do ano passado têm até o fim deste mês para regularizar o documento, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O motorista pode renovar a CNH por meio do aplicativo MT Cidadão ou pelo site do Detran. Segundo o órgão, a única etapa presencial para essa atualização seria o exame médico. Pelo aplicativo, os condutores com deficiência inscritos na categoria PCD também podem atualizar os documentos pessoais.

De acordo com o Detran, há casos excepcionais em que os condutores precisam se deslocar até a unidade de atendimento para a renovação da CNH. Para essa etapa, o órgão recomenda que seja feito um agendamento prévio pelo site.

São incluídos neste caso os motoristas que precisam mudar a categoria da CNH, abrir um processo de transferência para outro estado, pedir registro estrangeiro e alterar dados cadastrais, como nome completo, nome dos pais e número de CPF. Esses dados devem ser informados à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Segundo o Detran, no estado há aproximadamente 1,5 milhão de motoristas habilitados em todas as categorias de direção. Além disso, o documento também serve como identificação oficial.

Mudança na CNH

No início de junho, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou uma nova versão da CNH, com mudanças no visual da carteira e outros detalhes que facilitam a compreensão das informações e garantem mais segurança com os dados pessoais.


Veja as principais alterações da CNH:

  • Novas cores: verde e amarelo;
  • Identificação das categorias com equivalência internacional;
  • No verso, texto em três idiomas (português, inglês e espanhol) para facilitar condutores no exterior;
  • QR Code;
  • Código de leitura internacional de dados;
  • Tinta especial fluorescente;
  • Itens visíveis apenas com luz ultravioleta;
  • Holograma no canto inferior para evitar falsificações.
  • A versão digital da CNH também está disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.