;

Especiais

Estoque da Vacina BCG, que protege contra a tuberculose, acaba em MT, diz secretaria

SAÚDE 

Fonte: G1MT  Foto: Divulgação/Sesa


O estoque da vacina BCG, que protege contra a tuberculose, acabou em Mato Grosso. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), os municípios devem racionalizar a quantidade de doses que ainda há nas secretarias municipais.

A SES informou por meio de nota que a Rede de Frio do estado não possui doses da vacina BCG em estoque e que Mato Grosso adotou uma estratégia de vacinar crianças recém-nascidas dentro das maternidades ou mediante agendamento da vacinação nas unidades de saúde.

A Prefeitura de Cuiabá anunciou, nesta terça-feira (19), que o município está sem o imunizante. A previsão era que o quantitativo restante na rede municipal durasse até segunda-feira (18).

Segundo a Secretaria de Saúde da capital, um novo cronograma será feito após a regularização do envio das doses.

Já em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, o coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Fabrício Queiroz, disse que a secretaria está fornecendo a vacina apenas em um dia da semana por causa da pouca quantidade de doses.

"Passamos a racionalizar para não desperdiçar. Estamos abrindo um dia na semana e vacinando todo mundo", disse.

Um ofício enviado pelo Ministério da Saúde no dia 29 de abril para os estados, comunicou a redução das remessas da vacina enviadas por causa da dificuldade da aquisição. Um novo ofício enviado no dia 20 de junho, reiterou o desabastecimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, a regularização na entrega das doses está prevista para setembro.

Falta de estoque

O Ministério da Saúde tem tido problemas para obter as doses do imunizante, que previne a tuberculose.

Desde 2016, a única fábrica nacional que produz a BCG e a Onco BCG, pertencente à Fundação Atalpho de Paiva (FAP), no Rio de Janeiro (RJ), passou por sucessivas interdições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) — e, a partir daí, o fornecimento da vacina no país passou a ficar intermitente.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) abriu um inquérito em fevereiro para investigar possíveis irregularidades na gestão da fundação.

Um laudo da Anvisa que levou à interdição em 2016, afirmou que "a fabricação dos produtos apresenta risco à saúde da população brasileira". Foram constatadas "4 não conformidades críticas" — o que significa um "desacordo com os atributos críticos" do produto ou algo que "possa apresentar risco latente ou imediato à saúde", diz o laudo.

Desde que os problemas com a produtora nacional começaram, o Brasil tem obtido doses de BCG com o Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). O fundo fornece vacinas e insumos, como seringas, a governos locais e nacionais que não têm produção nacional disponível.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.