;

Especiais

Leitores denunciam falta de insumos no Hospital Municipal

ALTO TAQUARI 

Foto: Reprodução Internet 

Coletor está em falta,  pacientes precisam comprar nas farmácias.

O Alto Taquari em pauta vem recebendo algumas denuncias de moradores de Alto Taquari por suposta falta de insumos e de medicamentos que estaria ocorrendo há dias,  tanto no Hospital quanto na Farmácia Popular no PSF’ do Bairro 13 pontos.  As reclamações revelam a suposta falta coletor de urina, medicamentos básicos, teste para covid-19 e até mesmo filme de ultrassom.

Fomos apurar as denuncias e em uma conversa informal com uma profissional contratada, ela nos informou que de fato há algum tempo vem faltando medicamentos na farmácia popular, no entanto, não sabe explicar o motivo.

Já as reclamações do Hospital Municipal  é entorno da falta de coletor de urina e a impressão do ultrassom em papel A4 ou até mesmo sendo enviados via whatsapp pela falta do produto adequado. Segundo pacientes que procuraram o Hospital nesta semana e precisaram realizar exames de urina, foram orientados a comprar na farmácia o coletor. 

Outra reclamação foi a falta de testes para  Covid-19. 

O outro lado


Entramos em contato com o secretário de saúde do município Michel Lucas que nos informou que a falta de insumos nas fabricas estão afetando a produção de medicamentos específicos, não apenas em Alto Taquari, mas como também em outros lugares do Brasil.  Já os testes de Covid-19 ele garante que há muitos no estoque e não há como estar em falta. 

Por outro lado, uma breve pesquisa pelo Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios - Mato Grosso do dia 31 de maio encontramos o edital para o Pregão Eletrônico nº012/2022 cujo objetivo é a, “eventual aquisição de medicamentos, materiais e correlatos para suprir as necessidades na farmácia básica, unidades básicas de saúde e Hospital Municipal”, segundo publicação a abertura do pregão será no dia 15 de junho.

Encontramos também no Jornal Oficial, a Lei nº LEI Nº 1294/2022, que “dispõe sobre autorização do Poder Executivo para celebrar Termo de Colaboração com a Organização da Sociedade Civil (OSC), denominada Sociedade Beneficente e Hospitalar Alto Taquari, de caráter privado, sem fins lucrativos, e dá outras providências” que autoriza em seu artigo 2º, o repasse mensal de R$ 800 mil para o Hospital.

Ainda segundo a publicação, o “termo de Colaboração poderá ser prorrogado e aditivado no interesse da Administração Municipal, através de ato normativo do Poder Executivo sem a necessidade de nova autorização legislativa”.

Falta de medicamento no Brasil

Segundo publicação do site IG Saúde no final de maio de 2022, um alerta já havia sido feito quanto a possibilidade do pais passar por uma crise de falta de medicamentos nos próximos meses. Revelando que só no estado de São Paulo, já são cerca de 40 substâncias ausentes das prateleiras das unidades de saúde, entre elas, medicamentos considerados simples, e de suma importância para o funcionamento do serviço público, como dipirona, cetoprofeno e até mesmo soro fisiológico.

Conforme publicação, o CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) aponta quase todos os remédios utilizados no Brasil são feitos a partir de substâncias importadas.

"Quase 95% dos medicamentos no país dependem de matéria-prima originária principalmente da China, que teve as exportações afetadas porque está mais uma vez em lockdown para conter a nova onda de casos de Covid. Além da maior dificuldade para a chegada de insumos ao país, tivemos uma espécie de efeito dominó, pois outros produtos que estavam faltando exigiram mais dedicação da indústria, acarretando a redução na fabricação de outros produtos."





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.