;

Especiais

Primeiro caso de raiva em morcego é confirmado pela vigilância sanitária em município de MT

SAÚDE 

Fonte: G1MT  Foto: Divulgação



A Secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso de um morcego que portava o vírus da raiva, no Bairro Pioneiro, em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá. A Vigilância Sanitária emitiu alerta epidemiológico após a confirmação.

No município, não havia registros de raiva em morcego, tendo sido diagnosticado apenas um caso positivo de raiva em bovino no ano de 2019.

De acordo com a prefeitura, o morcego foi encontrado em uma residência no bairro. A análise do exame foi feita pelo Laboratório de Apoio à Saúde Animal, do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT).

A raiva é transmitida ao homem quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

Segundo a Vigilância Sanitária, caso haja possível exposição ao vírus ou contato com o animal, deve-se lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde para atendimento, se necessário, aplicação de vacina ou soro antirrábico.

Os morcegos são animais com hábitos noturnos. Entretanto, o que chamou a atenção da Secretaria é que o morcego foi encontrado durante o dia, tentando morder um animal doméstico.

Outro morcego encontrado morto foi enviado para análise no laboratório.

Com a confirmação do caso, a Secretaria alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados:

  1. É importante que cães e gatos domiciliados estejam vacinados contra a raiva;
  2. Se encontrar um morcego, não toque no animal e nem deixe que outras pessoas ou animais se aproximem;
  3. Isole o morcego em um recipiente para evitar fugas e utilize baldes ou caixas;
  4. Após isso, é preciso entrar em contato com a Vigilância Sanitária.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.