;

Especiais

Adolescente vai à delegacia denunciar estupro coletivo na Índia e é estuprada por policial

MUNDO 

Fonte: G1  Foto:  Associated Press


Uma menina de apenas 13 anos de uma comunidade marginalizada na Índia tomou coragem e foi à delegacia de sua cidade denunciar ter sido vítima de estupro coletivo. No entanto, o policial para quem ela fazia a denúncia, no lugar de registrar o ocorrido, também estuprou a adolescente, afirmaram autoridades locais.

O policial foi preso na quinta-feira (5). O caso aconteceu no Estado de Uttar Pradesh, no norte do país, onde fica o Taj Mahal, o mausoléu que é Patrimônio Mundial da Unesco. E jogou luz aos casos frequentes de estupro a mulheres de uma minoria marginalizada à qual a adolescente pertence.

Segundo autoridades de Uttar Pradesh, a tia da menina também foi detida por suspeita de estar envolvida no crime. Outros 29 funcionários da delegacia foram suspensos de suas atividades acusados de conivência.

A adolescente pertence à comunidade Dalit, ainda marginalizada e alvo de estupro por parte de membros das castas superiores, geralmente alvo da indiferença policial.

Também esta semana, outra adolescente em Uttar Pradesh foi arrancada do carro onde estava com a tia e estuprada por quatro jovens, segundo o jornal "Times of India". Os criminosos, de acordo com a mídia local, filmaram o estupro, e as imagens viralizaram nas redes sociais.

Segundo a imprensa local, o pai da menina afirmou que ela foi estuprada durante vários dias por quatro homens no mês passado. Os criminosos, de acordo com a mídia, sequestraram a menina.

A Organização Não Governamental Childline, que atende vítimas de crimes como o estupro, denunciou que a adolescente também foi estuprada pelo policial ao tentar denunciar o caso.

Indignação






O caso gerou revolta ao redor do país. Manifestações para chamar atenção para casos de estupro a adolescentes têm sido cada vez mais comuns na Índia.

Em janeiro, centenas de estudantes universitárias protestaram em Nova Deli depois que uma menina de 20 anos foi sequestrada, estuprada e espancada por uma suposta vingança de uma gangue local.

Em 2012, uma adolescente morreu na Índia após ser estuprada e torturada por vários homens em um ônibus em Nova Délhi.

Desde então, as leis e as penas relativas a estupro na Índia foram revisadas e endurecidas, mas o país continua registrando mais de 28.000 estupros declarados em 2020, segundo estatísticas oficiais.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.