;

Especiais

Deputados aprovam pagamento de hora extra para policiais civis em MT

ECONOMIA 

Fonte: G1MT  Foto: PCJMT


Os deputados aprovaram nesta segunda-feira (4), em uma sessão convocada para o final do dia, um projeto que altera a Lei Complementar que criou o Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso e estabelece o pagamento de hora extra para policiais civis.

O projeto é de autoria do governo do estado e estava incluído no chamado 'pacotão da segurança', que foi aprovado na semana passada.

"Fato é que as necessidades de atendimento à população podem ocorrer a qualquer momento, com chamadas a qualquer hora, durante as 24 horas de cada dia, e não somente durante a jornada normal de expediente que se encontra fixada de acordo com o horário comercial no período das 8h às 18h", diz trecho da mensagem.

Além disso, o projeto argumenta que é muito comum que, mesmo após o encerramento do expediente normal, a Polícia Civil tenha que permanecer a postos para prestar serviços à população. No entanto, até agora, segundo o texto, não havia previsão legal que garantisse uma contraprestação efetiva para o policial civil ficar à disposição para estender a jornada, dependendo da necessidade.

O deputado Dilmar Dal Bosco (UB) disse que, muitas vezes, a ocorrência acontece à noite e o policial tem que atender o celular e trabalhar do mesmo modo como se estivesse na delegacia. "O estado contrata muitas vezes segurança armada, com um custo muito mais elevado do que está no projeto apresentado e aprovado pela Assembleia Legislativa", afirmou.

Os valores a serem pagos aos agentes ainda serão definidos em um decreto que vai ser assinado após a publicação dessa nova lei.

Como não é uma lei que define aumento de salário, não precisou obedecer ao prazo do calendário eleitoral, que era até o dia 3 deste mês.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.