;

Especiais

Conitec aprova uso de primeiro medicamento contra covid na rede SUS

SAÚDE 

Fonte: SBTNews  Foto: Reprodução/Flickr



A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, o Conitec, órgão que subordinado ao Ministério da Saúde, aprovou a implementação do primeiro tratamento contra covid-19 ao Sistema Único de Saúde, o SUS.

O "Baricitinibe", comercializado com o nome "Olumiant", também já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e é um dos medicamentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar quadros graves do novo coronavírus. A substância é indicada para pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio ou ventilação não invasiva.

Em nota, a Conitec reafirmou os resultados promissores do "Baricitinibe" em casos de internação e destacou que a incorporação do remédio "é sustentável para o SUS".

"Os pontos favoráveis à incorporação foram os desfechos positivos nos estudos mostrando redução da mortalidade em pacientes hospitalizados, avaliações econômicas e análises de impacto orçamentário", explica a comissão.

Aprovado para o tratamento de pacientes com covid em 15 países, o medicamento já foi utilizado em cerca de 740 mil infectados em todo o mundo, segundo dados do fabricante.

A substância, de uso oral, também é liberada em mais de 70 países, entre eles o Brasil, para tratamento de artrite reumatoide e, mais recentemente, para dermatite atópica. Pacientes com esses diagnósticos recebem, gratuitamente, o remédio pelo SUS, desde 2020.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.