;

Especiais

Com 37 notificações, Vigilância Ambiental realiza ações contra a dengue em Alto Taquari

SAÚDE

Foto: Pixabay

O número de casos de dengue no Brasil segundo a CNN cresceu 43,9% nos primeiros meses do ano, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na segunda-feira (21). Entre 2 de  janeiro e 12 de março de 2022, foram 161.605 notificações de prováveis infectados .  Os dados apontam que Alto Taquari no mesmo período emitiu 37 notificações.  

Para combater o avanço e a propagação do aedes-aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus zikaa.  Secretária Municipal de Saúde de Alto Taquari realizou na última semana nas escolas do município por meio da Vigilância Ambiental  palestras orientativa sobre a  temática. 

O trabalho de combate ao mosquito tem sido feito também pelos agentes da Vigilância Ambiental que tem realizado o Bloqueio (o fumacê) nas regiões onde há casos confirmados de dengue. 

Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, a região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência, com 204,2 casos por 100 mil habitantes, seguida da Norte (97,4 casos/100 mil habitantes), Sul (49 casos/100 mil habitantes), Sudeste (47,9 casos/100 mil habitantes) e Nordeste (31 casos/100 mil habitantes).

Prevenção/Proteção

  • Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
  • Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

  • Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
  • Não tome qualquer medicamento por conta própria.
  • Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

 


 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.